Os canteiros estão a pleno vapor em onze das doze estações situadas entre Acesso Norte e Aeroporto, 60% das obras das estações concluídas. A previsão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da CCR Metrô Bahia é que, até dezembro deste ano, o primeiro trecho da Linha 2 – do Acesso Norte à Rodoviária – entre em operação. Cerca de 8,5 mil colaboradores diretos, indiretos e terceiros trabalham na construção e operação do sistema.
Da Redação
foto - Secom Ba. |
Os canteiros estão a pleno vapor em onze das doze estações situadas entre Acesso Norte e Aeroporto, 60% das obras das estações concluídas. A previsão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da CCR Metrô Bahia é que, até dezembro deste ano, o primeiro trecho da Linha 2 – do Acesso Norte à Rodoviária – entre em operação. Cerca de 8,5 mil colaboradores diretos, indiretos e terceiros trabalham na construção e operação do sistema. As estações irão atender aos bairros de Luiz Anselmo, Vila Laura, Pernambués, Cabula, Retiro, Cidade Nova, Pau Miúdo, Saramandaia e Brotas, atendendo a localidades que concentram cerca de 120 mil pessoas.
As estações Acesso Norte e Detran exigiram planejamento minucioso de cada etapa, permitindo seu avanço com impactos mínimos à rotina do entorno, mantendo a segurança e a mobilidade dos cidadãos em vias de grande movimentação e passarelas de acesso.
A proposta estética da Estação Acesso Norte, em tons azuis em contraste com o verde, e da Estação Detran, com tonalidades entre amarelo, laranja e vermelho, é trabalhar cores que remetem a cenários e hábitos baianos, assim temos o azul do céu e do mar, além de uma variedade de tons inspirados em frutas como a manga, o caju e o cacau, e comidas típicas como o acarajé e o vatapá.
Cada estação conta com uma Sala de Supervisão Operacional (SSO) que monitora o fluxo de usuários e da circulação de trens, a operação dos elevadores, bloqueios de entrada/saída, escadas rolantes, sistemas de ventilação, detecção e combate a incêndio na estação, salas de sistemas e subestações de energia. O SSO além de manter a estação conectada com o sistema geral, também emite mensagens sonoras e visuais aos usuários.
As estações foram projetadas e construídas para permitir conforto e segurança aos usuários. Na Sala de Supervisão Operacional (SSO), o colaborador da Segurança monitora online as câmeras da estação e os equipamentos instalados. O usuário encontra à sua disposição escadas rolantes, elevadores, assentos, comunicação visual e sanitários. As estações atendem as normas de acessibilidade com rota tátil, comunicação em braile, sanitários públicos masculino e feminino para Pessoas com Deficiência, Elevadores e bloqueios de acesso preferenciais. Para aumentar ainda mais a segurança, as bilheterias são blindadas.
Acesso Norte
foto - Mateus Pereira/GOVBA |
Com 6.045 m², a estação contribuirá para integrar e dotar a região de moderna infraestrutura, preparando-a para receber os diversos sistemas de transporte coletivo de alta capacidade, observa-se que o conjunto, Estação Acesso Norte Linha 1 e Estação Acesso Norte Linha 2, conta ainda com um grande Terminal de Integração de Passageiros, interligados por passarelas e aparelhos de acessibilidade. As fachadas laterais permitem ventilação e iluminação naturais, ao mesmo tempo em que oferecem proteção contra intempéries. A luz natural é aproveitada ao máximo, por meio de superfícies refletoras de luz e cores claras.
A Estação Acesso Norte Linha 2, se encontra finalizada e com todos seus equipamentos comissionados, finalizando check-list de integração com a Estação Acesso Norte Linha 1 de maneira a garantir o conforto e segurança aos passageiros. Os testes de via estão intensificados afim de garantir 100% de segurança antes de abrir ao público.
Detran
foto - Mateus Pereira/GOVBA |
Além do aproveitamento máximo de luz natural durante o dia e com ventilação natural, proporcionando grande conforto térmico, a estação é dotada de um reservatório para reaproveitamento da água da chuva, sendo destinada para uso nos sanitários e sistemas de irrigação da estação. A Estação permite fluxos independentes de entrada e saída de pedestres, de modo a atender à demanda em períodos de uso normal. A circulação vertical do mezanino para plataforma será através de escadas fixas, escadas rolantes e um elevador atendendo a cada plataforma. Nesse mês, a estrutura recebe a avaliação para os retoques finais, comunicação visual e limpeza técnica.
Linha 2
foto - Mateus Pereira/GOVBA |
Com informações da Secom Ba. 31/08/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito