Evento acontece no próximo dia 19 e percorrerá 20 km de ferrovia.Para comemorar a data, será realizado um passeio de trem com passageiros promovido pela América Latina Logística (ALL), Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, Vinícola Almadén, Associação Brasileira da Preservação Ambiental (ABPF) e Giordani Turismo.
Portal Maxpress
Serão duas viagens, num total de 20 quilômetros cada trajeto, partindo da Estação Cultura, antigo prédio da estação férrea reformado em 2012 pelo Instituto ALL de Educação e Cultura, com patrocínio da América Latina Logística por meio da Lei Rouanet. O trem, com 140 passageiros, começa sua viagem no dia 19/12, às 11h, em direção a Palomas, e retorna a Livramento às 15h30. O segundo passeio começa às 16h do mesmo dia, finalizando às 19h30.
Antes, às 10h30, haverá uma solenidade para autoridades e convidados na sala Miguel Angelo Evangelista Jorge, Gerente de Relações Institucionais e Aduaneiras da ALL no RS, que dá nome ao espaço devido à sua longa relação com a estação e com a ferrovia em Livramento.
Serviço
O que: Passeio de trem de passageiros
Onde: Estação Cultura (Sant’Ana do Livramento) – local de partida
Quando: 19/12 (sexta-feira), a partir das 10h30
Quem: promovido pela América Latina Logística (ALL), Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, Vinícola Almadén, Associação Brasileira da Preservação Ambiental (ABPF) e Giordani Turismo.
Sobre a estação de Livramento
A estação de Sant’Ana do Livramento foi inaugurada em 1910 como ponta do ramal entre Cacequi e a cidade, localizada na fronteira com a cidade uruguaia de Rivera. Em 1912, foi inaugurado o tráfego mútuo entre Livramento e Rivera, fazendo com que os trens pudessem ligar o Rio de Janeiro e São Paulo a Montevidéu e, dali, a Buenos Aires. No final dos anos 1970, este último ramal foi erradicado e, Livramento hoje, liga-se apenas com Cacequi e com as ferrovias uruguaias.
Sobre a Estação Cultura
A centenária estação férrea, hoje administrada pela Prefeitura Municipal, oferece ao público um Museu Ferroviário e sala de cinema. Aprovada pelo Ministério da Cultura (Minc), a iniciativa do Instituto ALL de Educação e Cultura ocorreu através da Lei Rouanet, em parceria firmada com a Prefeitura Municipal e apoio dos patrocinadores ALL, Banco Safra e Bentec Móveis.
Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e incentivar a cultura, o projeto mantém duas programações. A primeira consiste no Cine Estação Instituto ALL, uma sala de cinema adaptada a pessoas com deficiência. A outra é o Projeto Memória Ferroviária. No local, o público pode conferir uma mostra permanente de fotografias que resgatam a história férrea local e regional.
Para mais informações sobre o Instituto ALL, acesse: institutoall.com.br/sobre-o-iall/
Fonte - STEFZS 15/12/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito