sábado, 7 de setembro de 2013

Começam a ser feitos os furos de sondagem para ponte de Itaparica

Cidade

Foram iniciados os estudos de sondagem na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e potenciais locais das fundações da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, para identificar rochas sedimentares, trechos de lama e outras especificidades do solo e subsolo. 

TB

Com o Alerta aos Navegantes divulgado pela Marinha, a Geofort Fundações iniciou nessa sexta-feira (6/9) os estudos de sondagem na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e potenciais locais das fundações da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, para identificar rochas sedimentares, trechos de lama e outras especificidades do solo e subsolo. Dentre os 16 furos previstos, 12 serão no mar, ao longo do traçado previsto do empreendimento, que terá cerca de 12 km de extensão.
O secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, destacou os procedimentos seguidos para garantir segurança e modificar o mínimo possível as atividades nas regiões do estudo. “Buscamos a permissão tanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quanto da Marinha do Brasil, que, através da Capitania dos Portos da Bahia, recebeu um plano de sondagem com data e local das atividades, a fim de orientar outras embarcações”, detalhou o secretário.
O responsável técnico e engenheiro de segurança do trabalho, Edirailton Filho, explicou que a sondagem consiste em furos de apenas 75mm de diâmetro, que podem chegar até 120 m de profundidade a partir do piso de apoio da sonda. “A sondagem não causa qualquer transtorno à população e à navegação. É apenas uma perfuração, sem o uso de produtos químicos, que preserva o ecossistema local”, afirma o engenheiro.
A balsa com as equipes e equipamentos ficará em cada ponto de estudo por cerca de cinco dias. As embarcações foram subcontratadas pela Geofort junto à Belov Engenharia, empresa baiana com vasta experiência em atividades na BTS. O último furo de sondagem está previsto para novembro deste ano e o resultado completo dos estudos deve ser entregue no mês seguinte.

Projeto
A ponte Salvador-Ilha de Itaparica é parte de um plano de desenvolvimento socioeconômico do Estado da Bahia, cujo objetivo é dinamizar o eixo litorâneo sul, permitindo o surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador).
O cronograma de ações de 2013 inclui ainda a contratação de estudos de engenharia e impactos ambientais (EIA-RIMA) e urbanísticos em processo final de licitação. Além disso, nas próximas semanas deve ser firmado um convênio para estudos hidráulicos marítimos e a licitação para estudos culturais e imateriais. O lançamento do edital para construção e concessão da ponte, por sua vez, está previsto para o primeiro trimestre de 2014. A conclusão está estimada entre 48 e 60 meses.
Fonte - Tribuna da Bahia  07/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito