segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Brasil quer forçar gigantes da Internet armazenar seus dados no pais

Tecnologia

O Jornal El Paìs (Madri) desta segunda-feira (12/08) destaca na sua capa a negociação entre o Brasil,
foto - ilustração
o Google e o Facebook, na tentativa de mover as bases de dados e informações dos cidadãos brasileiros para o país. Segundo a reportagem, a medida pode ser uma “resposta ao episódio de espionagem, revelado por Edward Snowden, no qual o Brasil teria sido prioridade no caso”.
O jornal explica a negociação através do depoimento do ministro brasileiro das Comunicações, Paulo Bernardo: “os dados [dessas empresas] têm de ser armazenados em nosso país. Nós acreditamos que é necessário que, ao determinar o acesso a nossa justiça, estão sujeitos às nossas leis. Houve um momento em que a Justiça Federal determinou que o Google iria facilitar o acesso ao e-mail de uma pessoa acusada de tráfico e lavagem de dinheiro e a empresa recusou. Isso nos deixa vulneráveis??". A matéria diz também que Bernardo, para defender os usuários brasileiros, pode tomar medidas legais se a informação não for bem utilizada, “mas é certo que o Brasil não tem uma lei sobre privacidade”, diz o texto.
Pela reportagem do El Paìs, a decisão causou atrito entre os gigantes da internet. O Google se negou a mudar o local de armazenamento dos dados brasileiros. “Google também argumenta que a obrigação de armazenar dados no Brasil, o quarto maior mercado de telecomunicações, envolvem custos significativos. Facebook, com base no país desde 2011, evitou posição sobre a iniciativa”, diz texto. O veículo destacou que o Brasil perdeu este ano, contra o Chile, a oportunidade de sediar o primeiro centro de processamento de dados, Data Center, do Google na América Latina. A perda, segundo o El Paìs, foi em função da alta carga tributária brasileira.
Fonte - Jornal do Brasil  12/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito