quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

A Vale inicia operação assistida da nova frota do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃🚃

Os novos carros passam a circular no trajeto regular da ferrovia Vitoria/Minas em viagens intercaladas com a frota atual. Os novos trens foram fabricados na China pela CRRC e mantem os recursos de conforto e segurança

Da Redação
Foto/Divulgação - Vale.com
A Vale dará início, nesta semana, à operação assistida da nova frota do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Com 34 novos carros, a frota começa a circular em fase de testes no trajeto regular, de forma intercalada com a frota atual. Essa etapa permitirá avaliar a performance operacional desses carros durante o atendimento aos usuários para aprimorar ainda mais a experiência de viagem. Segundo João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a nova frota marca um importante avanço na operação ferroviária da Vale, com tecnologia voltada para o bem-estar de quem utiliza o serviço. "Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem passageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade", diz o diretor da ferrovia. A nova composição inclui classes executiva e econômica, serviço de alimentação, além de acessibilidade com elevador e espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida. Os novos carros de passageiros, foram projetados para elevar os padrões de segurança e conforto. 

Ampliação das viagens
As viagens serão ampliadas nos meses de alta temporada a partir de 2026. Estudos estão em andamento para definir o formato dessa operação, incluindo horários e pontos de parada.

Sobre o Trem de Passageiros
A Estrada de Ferro Vitória a Minas é a única ferrovia no Brasil a operar um trem de passageiros de longa distância diariamente, conectando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo em um trajeto de 664 km, com duração de cerca de 13 horas e meia. A frota oferece espaços acessíveis e todos os carros são climatizados, equipados com tomadas para dispositivos eletrônicos, monitores de vídeo para entretenimento e detectores de fumaça. A ferrovia também se destaca pela segurança e pela avaliação ambiental, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Com informações da Vale.com - 10/02/2025

3 comentários:

  1. Sou apaixonado por trens um sonho alimentar meu resto de vida FAZER este passeio aí acompanho notícia é o sonho não MORRER

    ResponderExcluir
  2. O sangue ferve ao VER um belo trem desses à meu pai condições pra fazer ESTE passeio

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo, rsss, recomendo o trem da Vale de passageiros que sai da estação Anjo da Guarda em São Luis MA, até Parauapebas PA. VC pode faze-lo até Marabá PA que é a ultima parada do trem antes do final da viagem em Parauapebas PA distante apena 80km de Marabá. Marabá tem um bom aeroporto e caso VC deseje voltar de avião será muito mais fácil. A passagem do trem que sai da estação em São Luís pode ser adquirida pelo sita e da Vale e o custo da classe executiva não é muito alto. As viagens de São luis para Parauapebas ocorrem as 2ªs. 5ªs. e nos Sábados 4ª feira o trem para para manutenção, as viagens de volta, Parauapebas/São Luís são feitas na 3ª,6ª e no domingo. O trem atual entrou em serviço em 2015 próximo ao fim do ano, a composição foi fabricada na Roménia com todos os requisitos dos trens europeus da sua classe, com carro bagageiro, lanchonete e restaurante com um bom serviço a bordo a viagem até Marabá (a margem do rio Tocantins)dura em média 13h30.VC terá a oportunidade de cruzar com os trens de minérios com 330 vagões e 03 locomotivas gigantes, (cada uma atrelada a 110 vagões) diesel elétricas com os novos propulsores elétricos, alimentados por Ac(Corrente Alternada).Ao todo diariamente circulam cerca de 18 trens de minérios carregados da mina até o porto de Itaqui em São Luís, fora os trens vazios de retorno e cargas gerais.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito