A ideia criada pela ONG Amigos do Trem tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro.
foto - ilustração |
Com o apoio de seus voluntários e da Prefeitura Municipal de Recreio, a oficina está sendo toda revitalizada para receber os vagões que realizarão o roteiro do trem de turismo entre Cataguases e Três Rios (RJ), além do segundo percurso de Santo Antônio de Pádua (RJ) e Palma.
A ideia criada pela ONG Amigos do Trem tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Existe também a possibilidade do projeto atender outro trecho que também conta com Recreio no circuito, este será entre as cidades de Santo Antônio de Pádua (RJ), Palma e Recreio, passando pelo distrito de Angaturama.
De acordo com o presidente da Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento (foto), o Trem de Turismo Rio-Minas é um projeto de extrema importância para a região, pois trata-se do desenvolvimento econômico e turístico da Zona da Mata mineira. “Vamos passar por duas áreas de Leopoldina (Vista Alegre e Ribeiro Junqueira), ou seja, Leopoldina está envolvida diretamente e isto irá gerar desenvolvimento do turismo, renda e será um atrativo para que as pessoas possam se deslocar de outras cidades e estados para conhecer a nossa região”, ressaltou Paulo Henrique.
O prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, um dos entusiastas do projeto, tem dado total apoio ao Trem Rio Minas e vê na ideia uma ótima oportunidade de alavancar a economia do município e região. Zé Maria ressaltou que o município de Recreio surgiu graças à expansão ferroviária com a Companhia Estrada de Ferro Leopoldina na época imperial do Brasil, no século XIX, a exemplo de outros municípios da região.
Além da Prefeitura de Recreio, outras prefeituras do trajeto têm estimulado o projeto, assim como o Grupo Mil da Rede de Supermercados Bramil.
Fonte - Revista Ferroviária 14/09/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito