Cultura 🎻
Os ensaios, sempre às 10h, no Teatro Castro Alves (TCA), são abertos ao público até esta sexta-feira (9). Com poemas sinfônicos dos compositores Wagner e Arnold Schöenberg, além de um clássico de Gonzagão, a Osba aposta num clima romântico para o concerto Enamorados, que será realizado na próxima segunda-feira (12), às 19h, no Goethe-Institut Salvador/ICBA, no Corredor da Vitória.
Da Redenção
foto - Elói Corrêa/GOVBA |
“Este será um belíssimo concerto. A peça é muito complexa, principalmente, para os instrumentos de cordas. Por isso, optamos por fazer ensaios em dois momentos: separados por instrumentos, e o ensaio coletivo. O público está convidado”, afirma o regente da Osba, maestro Carlos Prazeres.
A servidora pública estadual, Jamile Fontenelle Bastos, aproveitou o período das férias para acompanhar os ensaios da orquestra de cordas. O som de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos encantaram a visitante, admiradora da música clássica. “Acho a Osba maravilhosa. A música relaxa, faz viajar. Muitas vezes me pego resgatando momentos marcantes da minha vida. Hoje em dia a música clássica está mais acessível e acho que a população deveria aproveitar mais. Hoje eu não poderia deixar de vir”, afirma Jamile.
Repertório
O concerto conta com a participação especial do violinista Alexandre Casado, que atuará como Spalla convidado, além da violoncelista Suzana Kato. O repertório reserva ao público dois poemas sinfônicos. O primeiro deles do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883), ícone do Romantismo, o público confere o “Idílio de Sigfried (WWV 103) – para Orquestra de Câmara”, composto em 1870 por ocasião dos 33 anos de Cosima Wagner (1837-1930), esposa do compositor, e para comemorar o nascimento do último filho do casal: Siegfried Wagner (1869-1930).
O segundo poema sinfônico apresentado é “Noite Transfigurada Op. 4”, do compositor austríaco Arnold Schöenberg (1874-1951), conhecido por criar o Dodecafonismo, estilo que revolucionou as formas de composição no século XX, A obra é baseada no poema homônimo do escritor alemão Richard Dehmel (1863-1920) que nas suas estrofes apresenta o diálogo de dois amantes, durante uma caminhada à luz da lua. Por fim, para contemplar suas raízes brasileiras e já em clima de ensaio para o seu São João Sinfônico, a OSBA apresenta o “Xote das Meninas”, composição do mestre Luiz Gonzaga em parceria com Zé Dantas, para fazer o público acompanhar a Orquestra cantando o inconfundível refrão “Ela só quer, só pensa em namorar”.
Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e as vendas acontecem somente no dia do espetáculo, a partir das 18h, na própria bilheteria do ICBA.
Com informações da Secom Ba. 08/06/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito