A abertura da nova linha permite que o usuário utilize o modal como integrador com as barcas, e as conexões já existentes com ônibus, metrô, aeroporto e terminal de cruzeiros. Além de Saara e Praça XV, o passageiro também tem acesso às paradas Tiradentes, na praça de mesmo nome, e Colombo, na altura da Avenida Rio Branco, que permite a conexão com a parada Sete de Setembro da linha Rodoviária-Santos Dumont, em operação desde julho de 2016.
VLT Carioca
foto - ilustração/arquivo |
Operação Praça XV – Saara
06/02 – Das 10h às 14h – Sem cobrança
07/02 a 12/02 – Das 8h às 14h – Sem cobrança
A partir de 13/02 – Das 6h à meia noite – Com cobrança
Com duas linhas diferentes em operação, o usuário do VLT poderá fazer a troca entre elas sem nova cobrança em até 1 hora. Só há outra cobrança dentro desse prazo em caso de mudança de sentido na mesma linha, como já ocorre atualmente.
A segurança segue como prioridade. Placas e faixas alertam a população que circula na área desde os testes iniciados no fim de 2016. Haverá distribuição de folhetos e ações bem-humoradas para chamar a atenção do público sobre a passagem no VLT. Inicialmente, os trens circularão em velocidade reduzida com o acompanhamento de batedores. Por se tratar de trecho com ruas mais estreitas, é ainda mais importante que a população não circule nos trilhos, fique atenta ao sair de lojas e prédios e evite o uso de celulares e fones de ouvido próximo à via do VLT.
O novo trajeto cruza áreas tradicionais da cidade e reúne polo cultural, comercial e gastronômico ao longo do Centro histórico. Muitos dos mais de 500 achados arqueológicos das obras do VLT foram descobertos nesta área. O calçamento pé-de-moleque, datado do século XVIII, teve trecho de 15 metros quadrados e 343 pedras preservado entre os trilhos do bonde na altura do número 13 da Rua da Constituição.
No momento, o VLT Carioca circula diariamente entre Rodoviária e Santos Dumont em 17 paradas, com intervalos de oito a 20 minutos, e 17 trens se revezando na operação. Em oito meses, são mais de 5,5 milhões de passageiros transportados, com média superior a 30 mil por dia.
A implantação do sistema do VLT Carioca tem custo de R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e R$ 625 milhões viabilizados por meio de uma parceria público-privada (PPP) da Prefeitura do Rio.
Acompanham a primeira viagem o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso, o subsecretário de Projetos Estratégicos, André Marques, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Antonio Carlos Mendes Barbosa, o vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, o superintendente do Centro, Marcelo Rotenberg, e o presidente da Concessionária do VLT Carioca, Rodrigo Tostes.
Fonte - ANPTrilhos 06/02/2017
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