Engenheiros do Instituto de Tecnologia da Geórgia desenvolveram um algoritmo que permite que enxames de robôs cooperam de forma mais eficiente, sem colidir um no outro.
Revista Amazônia
RA |
“Quando você tem muitos robôs juntos, eles ficam tão focados em não colidir uns com os outros que, eventualmente, apenas param de se mover”, disse Magnus Egerstedt, robotista do instituto. “Os comportamentos de segurança assumem e os robôs congelam.”
Esta congelação é devido ao chamado bolhas de segurança que engenheiros programam para os robôs. Para se manter seguro, cada robô é encarregado de manter uma distância segura de outros robôs ao completar a tarefa necessária.
A equipe da Georgia Tech, conseguiu diminuir o tamanho da bolha de segurança para um nível em que não interfere com a capacidade dos robôs de completarem a tarefa, mas ainda mantém eles seguros.
“Nosso sistema permite que os robôs façam uma quantidade mínima de mudanças em seus comportamentos originais, a fim de realizar a tarefa e não bater um no outro”, disse Egerstedt.
Esse algoritmo será extremamente importante para carros autônomos. Mesmo que nos testes com veículos autônomos do Google, por exemplo, têm sido quase sempre seguro, podem surgir problemas, uma vez que existem milhares de carros na estrada.
A tecnologia também poderia revolucionar o controle de tráfego aéreo. Atualmente, são operadores que gerem os fluxos de aviões. No futuro, os aviões poderiam usar este algoritmo e ser completamente autônomos.
Fonte - Revista Amazônia 10/09/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito