terça-feira, 21 de agosto de 2012
VLT de Cuiabá - Porque tanta resistência???!!
Fazendo uma breve reflexão conseguimos imaginar a Cidade de Cuiabá no meio de um fogo cruzado entre forças antagônicas. Dessa forma então enxergamos esta cidade apenas como o cenário de uma disputa, e não como o objetivo principal ou um trunfo a ser alcançado.O alvo é bem maior e não estar restrito apenas a Cuiabá.
Então vejamos :
Se Cuiabá consegue implantar um sistema de VLT com sucesso e com bons resultados para a cidade e a sua população,que diga-se de passagem anda impaciente e ansiosa por ele, passará a ser uma grande vitrine para todo o Brasil,principalmente para as cidades do seu porte com um pouco mais ou pouco menos de um milhão de habitantes,e isso poderá fazer crescer o interesse de muitas delas por esse moderno e limpo e promissor sistema de transportes sobre trilhos em regiões de tráfego urbano.Talvez esteja ai o grande problema,diríamos o grande X da questão,todo o lobby do sistema rodoviário sentiria o golpe, distribuidores de pneus,distribuidoras de combustível,setores de autopeças,fabricantes de chassi e carrocerias de ônibus,donos de ônibus,e até políticos que caem nas graças dos pneus e dão lá também a sua "ajudinha" para todos eles.Inicialmente o baque não será tão grande mais se a moda pega,ai sim começará a fazer uma grande diferença,não só pela diminuição da grande e excessiva quantidade de ônibus que circulam nos centros urbanos como também a migração do usuário do transporte individual para os sistemas de VLTs onde com toda a comodidade se sentirão mais seguros,com conforto,e com viagens mais rápidas num veículo ( bonde) centenário mais extremamente moderno e com uma vistosa economia refletido nos seus bolsos.Cuiabá não é o objetivo mais apenas o cenário onde se inicia uma grande disputa,"um cenário de guerra",diria-mos, guardadas as devidas proporções.Revendo os argumentos utilizados para o embargo das obras do VLT em Cuiabá,alem dos supostos problemas alegados com a licitação, encontramos também o questionamento de que a obra não ficará pronta para a Copa de 2014!!!!!! sendo assim,será então o resultado desse projeto um simples parque de diversões que após o evento da Copa desmontara as suas tralhas e seguirá viagem para outras bandas???? ou será um grande legado que ficará para a cidade e a sua população que passará a contar com um moderno sistema de transporte atrativo,eficiente e não poluente,agregando um enorme valor a paisagem Urbana da cidade pelos próximos 30 anos.Indo por esse viés,porque então o Monotrilho da cidade de São Paulo,também estimado para a Copa de 2014 mais que como o VLT de Cuiabá não ficará integralmente pronto até a realização da mesma não recebe o mesmo tratamento e com a mesma severidade???!!Onde está a diferença??? Não sou eu apenas que digo,mais isso é um consenso entre todos que militam por essa seara dos trilhos,Metrôs andam por baixo do solo,Monotrilhos engarapitados em cima dos seus elevados,e dessa forma não competem com os ônibus.Já o VLT por ser um veiculo urbano compete diretamente com os "buzus" com uma larga vantagem sobre os mesmos.Talvez esteja ai a raiz de tudo e de todo esse embrolho cansativo que envolve a cidade de Cuiabá já a um bom tempo.Será então numa visão pessimista,o prenuncio de uma longa e arrastada batalha????? ou com todo nosso grande otimismo, porque os trilhos nos empolgam,o prenuncio de uma virada e de dias melhores que virão?????...Ser ou não ser,eis a questão.....
Veja Mais
Maggi espera que denúncia do VLT 'seja falsa' e quer mudar RDC para obra não 'ter acordos'- VLT de Cuiabá
Cresce suspeita de lobby contra VLT de Cuiabá
Audiência sobre VLT de Cuiabá será nesta quinta-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito