quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Prefeitura de São Luis(MA) amplia frota de ônibus novos da capital com cerca de metade dos ônibus com ar-condicionado

Mobilidade  🚌

Esta é a quinta inserção de novos ônibus feita pela Prefeitura de São Luis(MA) somente em 2019; com a entrada de mais 19 novos ônibus no sistema, São Luís atinge a marca de 720 veículos renovados sendo 343 com ar-condicionado

Da Redação
foto - A.Baeta/Agência São Luis
O prefeito de São Luis(MA), Edivaldo Holanda Junior, segue ampliando a frota renovada do transporte urbano de São Luís e na terça-feira (24), apresentou 19 novos ônibus que irão atender aos passageiros da capital. Esta é a quinta inserção de novos ônibus feita somente em 2019, totalizando 720 novos veículos em circulação inseridos no sistema de transporte desde o início da gestão do prefeito. Desse total, cerca de metade da frota operante tem ar-condicionado, garantindo mais conforto aos passageiros. A renovação da frota faz parte das políticas implantadas na gestão Edivaldo para melhorar a qualidade do transporte público na capital. Atualmente, 343 ônibus que circulam em São Luís têm ar-condicionado.
Durante a apresentação dos novos ônibus, na Praça Maria Aragão, Centro, o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, de secretários municipais e outras autoridades, destacou que os avanços que o setor de transporte urbano contabiliza são resultado do planejamento e de investimentos que estão sendo feitos desde sua primeira gestão.
“Quando assumi a Prefeitura de São Luís, a idade média da frota era superior a 10 anos. Hoje é de 4,5 anos, a menor do Norte/Nordeste. Já temos quase metade da frota com ar-condicionado. Estes são marcos muito importantes do setor e um dos legados da gestão. Este processo de melhoria começou ainda na minha primeira gestão, se intensificando a partir da licitação que fizemos do transporte urbano, em São Luís. A licitação garante que as melhorias sejam constantes, independente das gestões que se sucedam à frente da Prefeitura, pois o contrato tem regras claras para garantir estes e outros benefícios à população”, informou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

foto - A.Baeta/Agência São Luis
Novos ônibus
Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís. Os ônibus que ingressam no sistema a partir desta terça-feira (24), vão operar nas linhas que atendem aos bairros da região do Cohatrac, Angelim, Cidade Operária, Vinhais e adjacências.
Além de ar-condicionado e acessibilidade, os novos veículos são equipados com GPS, que permitiu ao sistema a implantação de serviços como Biometria Facial, para coibir fraudes no uso de gratuidades e meia-passagem; Bilhete Único; Recarga Embarcada; Cartão Criança; aplicativo Meu Ônibus, entre outros que operam em toda a frota circulante, garantindo mais comodidade e segurança aos passageiros.
O secretário-adjunto de Trânsito e Transportes, Israel Pethrus, afirmou que ao longo de 2020 a Prefeitura de São Luís continuará consolidando as melhorias que o sistema de transporte urbano já apresenta. “Até o final da gestão do prefeito Edivaldo iremos fazer inclusões constantes de novos ônibus para atingirmos o maior patamar possível de renovação. Temos 830 veículos na frota circulante da cidade e já renovamos cerca de 720. Isso representa ganhos muito importantes para a população, como qualidade nas viagens, maior comodidade e agilidade já que não enfrentamos mais os problemas mecânicos que faziam com que as viagens fossem interrompidas no meio do trajeto, entre tantos outros benefícios”, informou.

Maior frota climatizada
Com quase metade do conjunto de veículos com ar-condicionado, a capital maranhense se destaca como a maior frota de ônibus urbanos climatizada (proporcional).
A climatização dos ônibus no transporte urbano de São Luís é avanço implantado na atual gestão da prefeitura após a licitação realizada para contratação das empresas. A medida traz comodidade e conforto para os passageiros, sobretudo em regiões de clima quente como o Nordeste.
Ao todo, em 2019, foram feitas cinco inserções de novos ônibus no Sistema de Transporte Urbano de São Luís. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano. A segunda, em julho. Em setembro foram duas inserções.
Além destas inclusões de novos ônibus, a Prefeitura de São Luís amplia os investimentos já feitos no setor que têm garantido mais segurança e conforto aos passageiros do transporte coletivo. Por meio das intervenções de trânsito que estão sendo realizadas em diversas regiões da capital, a Prefeitura conseguiu ainda aumentar a velocidade média de tráfego dos veículos, que antes era 12 km/h e agora é de 30 km/h, fazendo com que a população se desloque mais rapidamente pela cidade.
Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís. Com a substituição gradativa de ônibus antigos por novos, a idade média da frota foi reduzida de acima de 10 anos para 4,5 anos,é a menor do Nordeste.No total 720 veículos fazem parte da frota de ônibus renovada desde 2013,destes 343 são veículos climatizados.
Com informações da prefeitura de São Luis(MA) 26/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito