terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Rumo e ALL confirmam negociação

Ferrovias

RF
foto - ilustração
A Cosan, controladora da Rumo Logística Operadora Multimodal, e a ALL emitiram comunicados ao mercado financeiro informando que estão negociando uma fusão entre a ALL e Rumo. Na semana passada, a imprensa noticiou a possível fusão entre a Rumo e a ALL.
Em seu comunicado, na noite de segunda-feira (13/01), a Cosan declarou que “tem mantido tratativas preliminares com a ALL sobre uma possível combinação de suas atividades sem que qualquer proposta tenha sido formalizada até o momento”. A empresa reafirma no aviso que encerrou suas tratativas para entrar no bloco de controle da ALL em 14 de agosto de 2013.
Já a ALL anunciou, na terça-feira de manhã (14/01), que reitera que “avalia soluções alternativas para a sua disputa judicial/arbitral com a Rumo Logística Operadora Multimodal S.A. (Rumo), sem que se possa antever, no presente momento, o resultado das mesmas, sendo um eventual arranjo societário com a Rumo apenas uma das potenciais alternativas, dentre outras possíveis, ainda em discussão entre as partes”.
A conversa sobre a possibilidade iniciou com as negociações para o fim da briga sobre o contrato de transporte de açúcar que a ALL tem com a Rumo, que não tem sido cumprido e resultado em determinações da ANTT e questões judiciais. Em setembro, foi publicado no Diário Oficial da União uma portaria da ANTT determinando que a ALL restabelecesse imediatamente a prestação do serviço de transporte de cargas por ferrovia da Rumo.
O acordo entre a ALL e a Rumo é para o transporte de açúcar do interior de São Paulo até o porto de Santos. A ideia do projeto da Rumo é ganhar eficiência logística no transporte do açúcar e com isso tirar os caminhões das estradas, gerando reduções de emissões de gás carbônico (CO2) . Esse é o primeiro investimento privado em ferrovia a ser executado no modelo semelhante ao que o Governo Federal anunciou no Programa de Investimentos em Logística (PIL).
O acordo contempla investimentos, por parte do grupo que atua no ramo sucroalcooleiro, de infraestrutura e energia, para a duplicação da linha da ALL de Itirapina a Santos, em andamento; terminais e compra de 50 locomotivas e 929 vagões. A ALL é a responsável é transporte e também utiliza os ativos da Rumo para transportar outras cargas – pelo contrato, ela paga aluguel por esse uso.
Fonte - Revista Ferroviária  14/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito