quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Primeiros ônibus 100% elétricos do estado do Rio de Janeiro entram em operação na cidade de Volta Redonda

Mobilidade/Tecnologia 🚌

Os ônibus com piso baixo (Low Entry) são equipados com  dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, que juntos equivalem a 402HP (cavalos de potência) e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração,os freios a disco regenerativos, com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. 

Da Revista Amazônia
Revista Amazônia
Já estão em funcionamento na cidade de Volta Redonda,os primeiros ônibus 100% elétricos do estado do Rio de Janeiro,são três unidades do modelo BYD D9W com carroceria Caio Millenium. A entrega oficial dos veículos foi realizada em uma cerimônia no dia 15 de agosto de 2018 com a presença de autoridades e representantes da BYD do Brasil.Cumprindo com o plano de governo, os veículos tem sido utilizados para o programa Tarifa Comercial Zero e circulam gratuitamente nos quatro principais pontos comerciais do município (Vila Santa Cecilia, Centro, Aterrado e Retiro). O período de testes se iniciou em 18 de julho deste ano e a linha teve quase 100% de aprovação dos usuários e também dos comerciantes do Centro.
“O projeto é inovador. Mas, mais do que isso, aquece a economia, levando os consumidores aos principais centros comerciais da cidade sem interferir nas linhas convencionais. Além do mais, os veículos não provocam poluição sonora e nem atmosférica. Com tudo isso, vamos melhorar a mobilidade de Volta Redonda”, avalia o Prefeito Samuca Silva.
Para Tyler Li, Presidente da BYD do Brasil, “o ônibus elétrico é uma tecnologia promissora na busca por um transporte público menos poluente e com menor custo de manutenção. Com cada vez mais grandes metrópoles globais realizando testes e implementando esse tipo de veículo em suas vias públicas, o ônibus elétrico vai deixando de ser apenas uma ideia do futuro, firmando-se dia a dia como realidade”.
Os ônibus com piso baixo (Low Entry) são equipados com  dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, que juntos equivalem a 402HP (cavalos de potência) e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração,os freios a disco regenerativos, com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A suspensão pneumática integral,dispõe do sistema de ajoelhamento,rebaixando a altura do veiculo para embarque e desembarque de passageiros,também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas. 
Com informações da Revista Amazônia 22/08/2018

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