Com o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô.Com a Estação Aeroporto, o sistema metroviário contará com 33 km de extensão, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus
Da Redação
foto - Carol Garcia/GOVBA |
“A fase de testes é fundamental para que o metrô opere oferecendo segurança e conforto aos passageiros, características que marcam os serviços ofertados pela concessionária CCR Metrô Bahia”, afirma Luis Valença.
Durante a viagem, foi verificado o desempenho do trem no novo trecho, o funcionamento da rede aérea de energia e outros aspectos técnicos do sistema metroviário. As vistorias vão seguir até o início da operação comercial, quando será iniciado o transporte de passageiros, previsto para fevereiro de 2018, beneficiando baianos e turistas, o que pode ampliar a expectativa de usuários para 500 mil por dia. Atualmente, o metrô transporta, diariamente, cerca de 270 mil pessoas.
Com o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô.
Com a Estação Aeroporto, o sistema metroviário contará com 33 km de extensão, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus. Os terminais de ônibus Pituaçu e Aeroporto seguem em fase de obras, com previsão para conclusão em janeiro. A Linha 1 é composta por 8 estações em operação e 12 km de extensão que vai da Estação Lapa à Estação Pirajá, já a Linha 2 – Acesso Norte a Mussurunga - possui 11 estações e 17 km em funcionamento. Com a operação da Estação Aeroporto, a linha 2 passará a ter 21 km e 12 estações. A expectativa do Governo do Estado da Bahia é expandir o sistema metroviário com a Linha 1 chegando à Águas Claras/Cajazeiras e a Linha 2 seguindo até a antiga loja Insinuante Lauro de Freitas.
Até agora, o projeto do metrô, desde a assinatura do contrato de concessão em modelo de Parceria Público-Privada (PPP) em 2013, recebeu investimentos na ordem de R$ 5,6 bilhões, valor que inclui obras das Linhas 1 e 2, revitalização de seis trens e sistemas, reforma e ampliação dos terminais de ônibus, aquisição de 34 novos trens, implantação de sistemas, manutenção e operação do Metrô. No auge das obras, o projeto chegou a empregar mais de 8 mil trabalhadores diretos, indiretos e terceiros.
Com informações da CCR Metrô Bahia 22/12/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito