domingo, 4 de novembro de 2012

Deputado qualifica ferrovia no Algarve, Portugal, como do terceiro mundo

Publico P  03/11/12

O deputado social-democrata Mendes Bota questionou neste sábado o Governo acerca da degradação da maioria das estações de comboios e apeadeiros da Linha Regional do Algarve, que classifica como sendo de “terceiro mundo”.
Em carta dirigida ao ministério da Economia, o deputado pergunta se o Governo tem consciência da situação, quais as medidas que tenciona tomar e quais os investimentos neste sector previstos para o próximo triênio.
Num comunicado, Mendes Bota aproveita para desafiar responsáveis políticos, cidadãos, elementos das empresas Refer (Rede Ferroviária Nacional) e CP (Comboios de Portugal) a percorrerem o roteiro ferroviário da Linha Regional do Algarve e refletirem sobre o que vêem.
“Não é demais salientar: a situação das estações de comboios e apeadeiros do Algarve é vergonhosa para a região. É uma sensação de Terceiro Mundo”, afirma, acrescentando que a região “não se pode dar ao luxo de fazer montra destas autênticas chagas paisagísticas”.
Entre os problemas com que se deparou, Mendes Bota enumera o facto de a maioria das casas de banho públicas se encontrarem vedadas, a proliferação de lixo, as dificuldades de acessibilidade e a deficiente sinalização no acesso às estações e apeadeiros.
“Sem condições, não há credibilidade. Sem credibilidade, perdem-se clientes. Sem clientes, corre-se o risco de desaparecer toda uma matriz econômica que durante décadas foi fomentada à custa desta linha e que foi erigida em torno desta e doutras estruturas semelhantes”, sublinha.
Mendes Bota lembra ainda que a linha que liga o Algarve de ponta a ponta, de Vila Real de Santo António a Lagos, e que no seu percurso estabelece um elo de ligação entre a vasta zona litoral do Algarve.
“Infelizmente, a situação de penúria financeira a que o país chegou, não augura tão cedo um pacote de investimento público que permita inverter em profundidade a estratégia do setor de transportes na região”, conclui.
Fonte -  São Paulo Trem Jeito  03/11/2012

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