Reproduzimos aqui alguns trechos mais importantes da nota que nos foi gentilmente enviada pela Ouvidoria da Sedur a qual agradecemos a atenção que sempre nos é dispensada.
Da Redação
Pregopontocom
1) -A solução em tecnologia metroviária foi eleita pelo Governo do Estado por conta de diversas vantagens, sejam de impacto social pela simbologia de modernidade, seja pela maior capacidade de transporte adequada à demanda atual e futura, seja pela possibilidade de reversibilidade dos bens para o Poder Público relativos ao material rodante e sistemas, dentre outras vantagens expressivas. Portanto, o projeto de referência consiste na implantação do Corredor Estruturante Salvador/Lauro de Freitas, corredor de transporte de alta capacidade, Linha 2 do Subsistema Metroviário, sendo um Metrô de Superfície na Av. Paralela, utilizando o canteiro central existente.
2)- No momento, está em fase de conclusão o Termo de Referência para a concessão dos serviços e obras sob a forma de Parceria Público-Privada – PPP deste Projeto Metroviário, compreendendo a construção e operação da Linha 2 (Salvador/Lauro de Freitas), e a operação da Linha 1 (Pirajá/Lapa). A conclusão do tramo 2 da Linha 1 (Acesso norte/Pirajá) está sendo discutida no âmbito da Comissão de Mobilidade, instaurada em fevereiro passado, pelo Convênio de Cooperação Intrafederativo Nº 01/2012 entre o Estado da Bahia e os Municípios de Salvador e Lauro de Freitas para o planejamento conjunto da construção, implantação e operação Sistema Integrado de Transporte Público Intermunicipal de caráter urbano.
3) -No mês de junho próximo, o Edital da PPP deverá ser colocado para Consulta Pública, no período legal de 30 dias, devendo ser lançado para licitação no final de julho. Contando o período licitatório, sob a forma de Pregão em viva voz na Bovespa, está prevista a contratação com o vencedor em dezembro deste ano.
4) -O valor previsto de investimento para a Linha 2 é composto da seguinte forma: R$ 1bilhão oriundo de captação de recursos junto ao Governo Federal pelo PAC Mobilidade Grandes Cidades, R$ 600 milhões através de financiamento do Governo do Estado com recursos do FGTS, além da contrapartida do Estado e também de investimento da iniciativa privada, uma vez que trata-se de uma PPP.
Enviada por
Magda Macedo.Ouvidora Adjunta - Adélia Andrade.Ouvidora Titular Ouvidoria Especializada SEDUR - 06/06/2012
O trânsito em salvador esta cada vez pior. O metro se arrasta por anos e não vemos nada, apenas faz de conta. A quantia em dinheiro já gasta nesse trajeto, “míseros 6 km, que não liga nada a lugar nenhum”, daria para construir 3 x o percurso feito. Isso é uma palhaçada com o povo baiano, a terceira capital do Brasil se encontra a mercê de um grupo que enriquece as companhias de ônibus, alem do subterfúgio irrisório que nosso prefeito angaria todos os meses para atrapalhar as operações de transporte em massa “metro”. Quem sabe um dia nossos netos possam ver essa utopia soteropolitana!
ResponderExcluirAnônimo, aqui em Curitiba também é assim...
ResponderExcluirDesde que eu era criança escuto projetos sobre o metrô por aqui.
A cidade ja passou por varias reformar viárias, onde poderiam já ter sido implantados os metrôs, mas não, eles preferem fazer outras coisas primeiro para dar aquela maquiada e assim conseguir mais empreitadas de trabalho junto as ricas licitações que são abertas...
quanto mais licitações mais dinheiro escorrendo pros bolsos.
Agora no começo do ano, antes mesmo de terminarem com as reformas da aqui chamada LINHA VERDE, que foi uma grande restruturação para a cidade, anunciaram que dariam inicio as licitações do metrô.
licitações atras de licitações
e quem pega?
Nilton.eu gostaria que a empresa,Norberto Odebrecht,ganhasse esta licitação,para ver se acontecia,o que o correu com alinha rotula lapa,porque eu acredito que se o governo entrega,a esta empresa nos soteropolitano,teremos de verdade um metro em trafego.Mais o negocio é desvir o dinheiro pulico tenho plena certeza que ira ganha uma empresa que Lula indica porque tudo neste pais é pernóstico do es manda.
ResponderExcluirNilton.eu gostaria que a empresa,Norberto Odebrecht,ganhasse esta licitação,para ver se acontecia,o que o correu com alinha rotula lapa,porque eu acredito que se o governo entrega,a esta empresa nos soteropolitano,teremos de verdade um metro em trafego.Mais o negocio é desvir o dinheiro pulico tenho plena certeza que ira ganha uma empresa que Lula indica porque tudo neste pais é pernóstico do es manda.
ResponderExcluirPERTO DO RIO SENA ONDE TEM LAMA PURA, HA UMA DISTANCIA DE MAIS 90 KM TOTAL ELES TIVERAM QUE CONGELAR A LAMA PARA PEFURAR NA CONSTRUÇAO DO METRO UM TERRENO TOTALMEENTE INAPTO ELES CONSEGUIRAM TIRAR LODO E LAMA E CONSTRUIR VARIAS LAJES INTERNA PRARA TIRAR A AGUA E LEVARAM CINCO ANOS. A GENTE AQUI COM TERRENO PLANO APENAS 6 KM JA DURA 11 ANOS E NAO TERMINAMOS E UMA VERGONHA MAGALHAES.GENIVALDO@HOTMAIL.COM
ResponderExcluir