quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TRANSMILENIO - Uma CATÁSTROFE chamada BRT em Bogotá

Mobilidade

O Arquiteto Luciano Souza e membro do nosso movimento, que estava em Bogotá e acabou de chegar,trazendo um vasto material fotográfico e vários jornais daquela cidade com reportagens muito interessantes sobre o péssimo funcionamento do colapsado Transmilenio,tais quais as condições precárias em que se encontra o mesmo,a sua atual degradação,o péssimo serviço prestado pelo sistema e os constantes protestos da população local

Da Redação
Jornal local
Embora os "entusiastas" do BRT,e muito deles nem sequer sabem como o sistema funciona,façam um grande alarde sobre o sucesso do Transmilenio de Bogotá, não é exatamente isso que nos dizem as reportagens das quais tomamos conhecimento através videos e fotos que nos são enviadas e videos postados no YouTube com matéria de Telejornais das TVs de Bogotá.Diz o ditado que, quem tem boca vai a Roma,mais para nos, quem tem coragem vai a Bogotá,sim coragem para conhecer de fato e em loco a verdadeira realidade desse tal Transmilenio tão festejado pelos seus "admiradores" que só conseguem enxergar os tais Buzus vermelhinhos a um palmo do nariz. Um dos membros e
Jornal local
coordenadores do nosso movimento,"poderíamos até chama-lo de o nosso enviado especial", (Eu quero VLT em Salvador) Salvador sobre Trilhos, o Arquiteto Luciano Souza, que estava em Bogotá e acabou de chegar,trazendo um vasto material fotográfico e vários jornais daquela cidade com reportagens muito interessantes sobre o péssimo funcionamento do colapsado Transmilenio,tais quais as condições precárias em que se encontra o mesmo,a sua atual degradação,o péssimo serviço prestado pelo sistema e os constantes protestos da população local,que são reprimidos com vigor pela Policia local.Devido a quantidade de material que foi trazida de lá pelo observador do nosso movimento,esse assunto será objeto aqui de varias matérias para que todos possam tomar conhecimento da verdadeira realidade que envolve o Transmilenio, os resultados negativos e as trágicas consequências de uma escolha feita de maneira errada, para a utilização desse modal como um sistema troncal para o transporte de massa.Vejam a seguir os principais problemas relatados que la foram identificados pelo observador e coordenador do nosso movimento o Arquiteto Luciano Souza :

1 - Bogotá tem protestos quase diários contra a má qualidade dos serviços do Transmilênio , ônibus cheios que demoram a passar por determinadas estações como a CALLE 80, motivo do protesto do dia 13/09/11 onde 200 usuários bloquearam as vias exclusivas por mais de 3 horas e foram dispersados pela policia com gás lacrimogêneo deixando feridos e levando 03 integrantes presos, alguns usuários revoltados tentam depredar a estação da CALLE 80 e foram detidos pela policia , tudo amplamente divulgado nos jornais e TV locais./ 2 - Canaletas (vias exclusivas) em concreto estão em péssimo estado de conservação devido ao peso excessivo dos ônibus articulados que andam entupidos de passageiros, o que força ultrapassagens perigosas e constantes trocas de faixa entre os ônibus e caso as via fossem recobertas com asfalto deformariam e esburacariam tendo um comportamento ainda pior que o piso de concreto./ 3 - Como relatado pela mídia local é uma odisséia subir ou por vezes descer dos ônibus do Transmilenio devido a superlotação dos mesmos. / 4 - Não cabem mais ônibus nas vias do BRT de Bogotá , alem delas estarem super danificadas como vemos nas fotos, a distancia mínima entre os veículos não é respeitada o que junto com a imprudência dos motoristas e pressão pelo cumprimento dos horários causa vários acidentes alguns com vitimas, o que é motivo de constantes debates no noticiário local inclusive com o comprometimento da prefeitura para a melhoria da segurança do sistema com uma possível e necessária redução de velocidade dos ônibus nas vias segregadas feito pela prefeita de Bogotá a senhora Clara Lopez. / 5 - As obras da via de BRT da CALLE 26 do aeroporto ao centro da cidade que deveriam estar prontas para o evento do sul-americano de futebol ate hoje não foram concluídas, as previsões otimistas são para Julho de 2012 e as mais pessimistas chegam a estimar a entrada em operação da linha para inicio de 2013. / 6 - Muito se fala que o Trasmilenio esta operando acima da sua capacidade e Clara Lopez, prefeita de Bogotá admite o fato e diz que a pouco a fazer, e ela tentou iniciar a obra do metro mas seu mandato esta no fim, e o sistema de transporte da cidade e a implantação do metro é tema latente da imprensa e dos candidatos a prefeitura de Bogotá, tanto que vemos manchetes como “ Bogotá ira colapsar se não construir o metro” como noticia o ADN em 14/09/2011. 
De Bogotá para Pregopontocom por Luciano Souza 22/09/2011

Vejam o Video
http://www.youtube.com/watch?v=kVaW4ISSNFo

3 comentários:

  1. parece que é uma questão de administração e não da concepção. A solução parece ser manutenção mais adequada e aumento do número de corredores.

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  2. O Sistema de Curitiba também revolucionou e foi vencedor, mas a falta de investimento posterior o tornou obsoleto, a culpa então é de quem implementou?

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    Respostas
    1. O sistema é vítima apenas das suas próprias limitações...

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