O Arquiteto Luciano Souza e membro do nosso movimento, que estava em Bogotá e acabou de chegar,trazendo um vasto material fotográfico e vários jornais daquela cidade com reportagens muito interessantes sobre o péssimo funcionamento do colapsado Transmilenio,tais quais as condições precárias em que se encontra o mesmo,a sua atual degradação,o péssimo serviço prestado pelo sistema e os constantes protestos da população local
Da Redação
Jornal local |
Jornal local |
1 - Bogotá tem protestos quase diários contra a má qualidade dos serviços do Transmilênio , ônibus cheios que demoram a passar por determinadas estações como a CALLE 80, motivo do protesto do dia 13/09/11 onde 200 usuários bloquearam as vias exclusivas por mais de 3 horas e foram dispersados pela policia com gás lacrimogêneo deixando feridos e levando 03 integrantes presos, alguns usuários revoltados tentam depredar a estação da CALLE 80 e foram detidos pela policia , tudo amplamente divulgado nos jornais e TV locais./ 2 - Canaletas (vias exclusivas) em concreto estão em péssimo estado de conservação devido ao peso excessivo dos ônibus articulados que andam entupidos de passageiros, o que força ultrapassagens perigosas e constantes trocas de faixa entre os ônibus e caso as via fossem recobertas com asfalto deformariam e esburacariam tendo um comportamento ainda pior que o piso de concreto./ 3 - Como relatado pela mídia local é uma odisséia subir ou por vezes descer dos ônibus do Transmilenio devido a superlotação dos mesmos. / 4 - Não cabem mais ônibus nas vias do BRT de Bogotá , alem delas estarem super danificadas como vemos nas fotos, a distancia mínima entre os veículos não é respeitada o que junto com a imprudência dos motoristas e pressão pelo cumprimento dos horários causa vários acidentes alguns com vitimas, o que é motivo de constantes debates no noticiário local inclusive com o comprometimento da prefeitura para a melhoria da segurança do sistema com uma possível e necessária redução de velocidade dos ônibus nas vias segregadas feito pela prefeita de Bogotá a senhora Clara Lopez. / 5 - As obras da via de BRT da CALLE 26 do aeroporto ao centro da cidade que deveriam estar prontas para o evento do sul-americano de futebol ate hoje não foram concluídas, as previsões otimistas são para Julho de 2012 e as mais pessimistas chegam a estimar a entrada em operação da linha para inicio de 2013. / 6 - Muito se fala que o Trasmilenio esta operando acima da sua capacidade e Clara Lopez, prefeita de Bogotá admite o fato e diz que a pouco a fazer, e ela tentou iniciar a obra do metro mas seu mandato esta no fim, e o sistema de transporte da cidade e a implantação do metro é tema latente da imprensa e dos candidatos a prefeitura de Bogotá, tanto que vemos manchetes como “ Bogotá ira colapsar se não construir o metro” como noticia o ADN em 14/09/2011.
De Bogotá para Pregopontocom por Luciano Souza 22/09/2011
Vejam o Video
http://www.youtube.com/watch?v=kVaW4ISSNFo
parece que é uma questão de administração e não da concepção. A solução parece ser manutenção mais adequada e aumento do número de corredores.
ResponderExcluirO Sistema de Curitiba também revolucionou e foi vencedor, mas a falta de investimento posterior o tornou obsoleto, a culpa então é de quem implementou?
ResponderExcluirO sistema é vítima apenas das suas próprias limitações...
Excluir