Desenvolvimento Social
Governador Flávio Dino lança programa Diques de Produção nesta terça-feira (12).- Por meio do programa estadual, que será executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), as cidades atendidas terão condições de desenvolver atividades agrícolas na área da piscicultura, horticultura, plantio de arroz e de hortaliças. Benefício também para o meio ambiente com a proteção direta de ecossistemas como os mananciais de água doce.
Da redação
foto - KarlosGeromy |
Por meio do programa estadual, que será executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), as cidades atendidas terão condições de desenvolver atividades agrícolas na área da piscicultura, horticultura, plantio de arroz e de hortaliças. Benefício também para o meio ambiente com a proteção direta de ecossistemas como os mananciais de água doce. Os diques serão uma barreira para a água salgada impedindo a invasão nos igarapés e a salinização dos campos naturais, pois manterá a água doce retida por mais tempo nos campos, favorecendo os plantios.
A ação vai de encontro com a necessidade real das comunidades da Baixada Maranhense, destacou o titular da Sedes, Neto Evangelista. “Teremos dois ganhos com o programa: o primeiro é evitar o sal dentro das águas doces da região, contribuindo com o meio ambiente; e, o segundo, é que as possibilidades produtivas destas regiões será ampliada”, ressaltou. A Sedes vai executar as ações de construção dos diques e dos canais, preparando a área para a implantação dos projetos produtivos.
O programa será ainda acompanhado diretamente pelo Comitê Diques de Produção, formado por representantes da Casa Civil, Secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF); Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), todas, trabalhando de forma conjunta para a plena preservação e desenvolvimento das áreas.
Cidades atendidas
Com o programa estadual ‘Diques de Produção’ o governador Flávio Dino atende demanda dos municípios da Baixada que sofriam com as inundações dos campos e tinham grandes prejuízos na agricultura. O decreto criando o programa foi assinado em maio e considerou ações semelhantes de êxito nas cidades de Anajatuba e Bacurituba. Os municípios beneficiados são Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Cajari, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Guimarães, Igarapé do Meio, Matinha, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.
Com informações - Gov. do Maranhão 11/07/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito