Conforme o estudo, que contou com trabalhos da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais), o trajeto mais viável utilizaria trecho da atual malha ferroviária, ligando as estações do bairro rural Ferdinando Laboreaux e de Birigui.
Folha da Região – Araçatuba/SP
foto - folha da região |
Conforme o estudo, que contou com trabalhos da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais), o trajeto mais viável utilizaria trecho da atual malha ferroviária, ligando as estações do bairro rural Ferdinando Laboreaux e de Birigui. A extensão projetada tem 20,5 quilômetros. Com isso, foi descartada a opção de criar itinerário entre a zona urbana da cidade-sede e o bairro rural Engenheiro Taveira.
O custo do projeto prevê a revitalização da maria-fumaça em exposição no zoológico municipal e de três carros de passageiros – um deles funcionaria como restaurante. A locomotiva e os vagões estão deteriorados, mas, se reformados, ficariam em condições de atender turistas. A verba também prevê melhorias e revisão nos trilhos da linha, incluindo desvios para a coexistência dos passeios de passageiros com o transporte de carga.
Pedido
Em nota, o departamento de infraestrutura do Ministério do Turismo informou que recebeu a solicitação de recursos da Prefeitura de Araçatuba. Atualmente, o órgão aguarda que a administração municipal cadastre o ofício no sistema de convênios. “Essas propostas são cadastradas e, após disponibilização de orçamento, analisadas e aprovadas, ou não”, comunicou.
Fonte - ANPTrilhos 11/02/2016
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