Poder contar com o transporte ferroviário de passageiros que possa ligar Minas Gerais a Bahia foi uma das propostas apresentadas na tarde de ontem, durante reunião participativa em Feira de Santana, na Bahia,
foto - estaçõesferroviárias /trem de salvador(ba) monte azul(mg) |
Conforme informações da assessoria de imprensa, não existe impedimento para que a ideia possa ser concretizada, o que depende do interesse de empresas em fazer este tipo de operação. Entretanto, a ideia é que seja viabilizado transporte de cargas de Belo Horizonte até Candeias, na região metropolitana de Salvador (BA).
Outro sugestão da reunião, que contou com a participação de 18 pessoas, seria estender a linha até o Porto de Aratu, no Recôncavo Baiano.
O objetivo do encontro, segundo a agência, é colher contribuições aos estudos preliminares que serão utilizados no processo de concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário que deve ter 1.419 km e deve consumir investimentos de R$ 10,66 bilhões a R$ 12,158 bilhões, segundo projeto de engenharia da ANTT. O custo, baseado em estudos preliminares, varia de acordo com o traçado, que ainda não foi definido.
A ferrovia deve passar por 52 municípios, sendo 27 em Minas e 25 na Bahia.
Neste sexta será a vez dos mineiros de Montes Claros (Norte) opinarem sobre o projeto. A reunião vai acontecer no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, das 14 às 18h.
Fonte - Revista Ferroviária 24/07/2013
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