domingo, 16 de dezembro de 2012

Avenidas de Cuiabá serão interditadas para obra do VLT


Secopa anuncia bloqueio nas avenidas do CPA e XV de Novembro
Mídia News – Lislaine dos Anjos
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já confirmou para o próximo dia 26 a realização de mais duas grandes interdições nas avenidas XV de Novembro e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).
A medida será necessária para ampliação dos canteiros de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital.
Na Avenida do CPA, será construído um viaduto em forma de ferradura, que ganhou o nome de Viaduto da Sefaz – por ser localizado em frente à Secretaria de Estado de Fazenda. Já na Avenida XV de Novembro, a interdição será necessária para adequação da via e implantação dos trilhos do VLT naquele trecho.
De acordo com o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, os projetos de desvio das duas intervenções já foram aprovados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).
O Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela obra, já deu início à sinalização da rota oficial que será usada pelos motoristas nos locais com fluxo bloqueado e, após as festividades natalinas, as duas avenidas sofrerão mudanças no tráfego.
Em entrevista ao MidiaNews, Detoni alertou os motoristas para a necessidade de atenção dobrada nesses locais, pois algumas ruas terão os sentidos invertidos por conta das obras, como é o caso de vias no Centro Político Administrativo e na Avenida Tenente OCronel Duarte (Prainha).
“Já estão fazendo o serviço de sinalização de placas e instalação de semáforos e tem rua que vai ter o sentido invertido. Essa fase deve durar pelas próximas duas semanas. Finalizada essa etapa, as avenidas serão interditadas e daremos início à construção do Viaduto da Sefaz às demais obras”, afirmou.
Desvio na Avenida do CPA
Considerada a quarta frente de obras para implantação do VLT, a construção do Viaduto da Sefaz vai demandar a interdição no trânsito de parte da Avenida do CPA, entre a Fecomércio (próximo à Praça das Bandeiras) e a sede da Sefaz.
A pista que faz o sentido CPA-Centro será totalmente bloqueada, segundo a Secopa, sendo necessário o uso do desvio montado pelas empreiteiras dentro do Centro Político.
O motorista que segue pela avenida em direção ao Centro da cidade deverá entrar à direita na primeira rua após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Ao chegar próximo à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o motorista deverá virar novamente à esquerda, retornando à Avenida do CPA.
Quem chega ao Centro Político pela Avenida Hélio Ribeiro também irá se deparar com mudanças no trânsito. Quem hoje sobe ao lado da sede da Assembleia Legislativa terá que entrar à esquerda na rotatória que dá acesso à rua do Palácio Paiaguás (que passa em frente ao Banco do Brasil) e virar à direita para retornar à Avenida do CPA.
Detoni confirmou, ainda, que haverá uma inversão no binário das ruas que passam ao lado da Praça das Bandeiras.
Sendo assim, a rua que passa em frente à sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso), por onde os motoristas sobem ao CPA atualmente, se tornará descida, de modo a direcionar os veículos do Centro Político à avenida.
Da mesma forma, a rua paralela, que hoje apenas aceita o fluxo que desce para a Avenida do CPA, seria transformada em subida.
A pista contrária, que faz o sentido Centro-CPA, funcionará apenas com fluxo reduzido, pois deverá ter uma de suas faixas suprimidas para garantir a segurança dos operários durante a obra.
Desvio na Prainha
A avenida XV de Novembro não irá ganhar obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras), porém, também será interditada para a execução das obras de implantação de toda a infraestrutura do VLT, composta pela via permanente, rede aérea de tração e estações de transferência.
A instalação será feita no meio da via, onde hoje estão localizadas as faixas de rolamento (central e metade das duas adjacentes).
A interdição na via não será total, mas demandará a mudança do fluxo de veículos para a avenida paralela, que hoje apenas é usada por quem sai de Várzea Grande em direção à Cuiabá.
“A Avenida XV de Novembro terá a faixa central interditada, deixando uma faixa de rolamento de cada lado livre para acesso ao comércio. O fluxo de passagem dessa avenida será jogado de volta para a Prainha. Hoje, as duas pistas que ligam o camelódromo [Shopping Popular] até o Ginásio do Colégio São Gonçalo fazem um sentido só, em direção ao centro da cidade. Porém, após a interdição, uma delas voltará a fazer o sentido inverso, como era o trânsito antigamente”, explicou Detoni.
Essa mudança no trânsito da Prainha, inclusive, será mantida após a implantação do VLT, segundo o assessor.
“A Prainha vai voltar a operar em mão dupla. Primeiro como desvio da Avenida XV de Novembro. Depois como trânsito definitivo pós-VLT”, afirmou.
Viaduto da Sefaz
Essa obra terá o formato de uma ferradura, com 278 metros de extensão. O objetivo do viaduto é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde.
De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída.
Depois de pronta, a obra será usada pelos motoristas que desejem fazer a conversão na avenida. Já o VLT passará por baixo do elevado.
VLT na Prainha
O VLT irá operar nos dois sentidos de circulação em toda a extensão da Avenida XV de Novembro.
A avenida terá duas estações de transferência: uma localizada próxima ao Atacadão, que também fará a integração com a rede de ônibus das regiões Oeste (Verdão, Cidade Alta e entorno) e Centro-Leste (Jardim Europa, Unic, Unirondon, Grande Terceiro e entorno); e outra, uma plataforma mais simples (padrão), será instalada na altura da Rua Caetano Santana, onde está localizado o Fiemtec (local de ensino mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).
Implantação do modal
O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, são obras inclusas no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.
Operação do VLT
O metrô de superfície percorrerá 22,2 km, divididos em dois eixos.
O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km.
O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Serão construídas 33 estações e três terminais de integração. O eixo 1 conta com 22 e o eixo 2 com 11 estações.
Até o momento, duas obras de arte desse pacote já foram iniciadas: a trincheira do KM Zero em Várzea Grande e o viaduto da UFMT, em Cuiabá. O próximo canteiro de obras, já montado, é o da construção do Viaduto da MT-040.

Fonte - São Paulo Trem jeito  15/12/2012

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