domingo, 13 de julho de 2014

Deficiências de transporte

Transportes sobre trilhos

O Brasil um país de dimensões continentais e paga o preço de um custo elevado demais pela opção rodoviarísta implantada a varias décadas atrás,o renascimento dos sistemas de transportes sobre trilhos é a via alternativa para a melhoria da Mobilidade Urbana nas cidades,bem como para  viagens curtas,de médias e longa distâncias para transportes de passageiros,além da expansão da malha ferroviária para o uso do transporte misto e de cargas.

Diário de Cuiabá

Num país historicamente voltado para o transporte rodoviário, tanto no caso de cargas quanto de passageiros, a adoção de um modelo mais diversificado exige acima de tudo uma profunda transformação cultural. A ênfase dada à questão da mobilidade urbana nas manifestações de rua a partir de junho do ano passado vem contribuindo para manter o tema em evidência.
Mas há necessidade de um debate de forma continuada, que ajude a conciliar melhor os interesses de quem se vale do transporte individual e os de quem utiliza o coletivo para se deslocar no cotidiano. A eficiência de um e outro é um pressuposto para facilitar o trânsito, evitando os transtornos que se incorporaram à rotina nos centros urbanos.
A elevada dependência que o país tem da indústria automobilística na geração de riqueza e emprego não pode restringir a busca de alternativas na área da mobilidade. O uso de veículos particulares nas proporções de hoje exige contrapartidas de investimentos em infraestrutura que o país não tem como bancar. Em consequência, ampliam-se a cada dia as dificuldades tanto para quem tenta circular sozinho no conforto de seus veículos particulares quanto em precários ônibus, normalmente lotados, principalmente onde não há corredores específicos.
O país paga um custo elevado demais para as suas deficiências de transporte. Os prejuízos vão desde os relacionados ao tempo em que se fica parado no trânsito até as renúncias fiscais na tentativa de conter as sucessivas quedas nas vendas de veículos.
É preciso investir na diversificação de forma gradativa, mas com base em políticas que acenem com alternativas concretas a médio e longo prazos.
A construção do Veiculo Leve sobre Trilho (VLT) em Cuiabá é o primeiro passo que as autoridades públicas locais dão para melhorar o transporte publico na quase tricentenária capital dos mato-grossenses. Infelizmente, sua implantação não foi decidida com base em estudos e dentro de uma política de médio e longo prazos para o setor. Foi fruto de decisões políticas. Porém ainda há tempo para que o VLT seja a semente de uma melhora no transporte publico de Cuiabá.
Porém, em se considerando que o VLT não vai ligar toda a cidade, necessário seria também que os velhos e carcomidos ônibus fossem substituídos por veículos mais novos e que oferecessem um transporte digno para o cidadão.
Fonte - STEFZS  13/07/2014

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