terça-feira, 3 de abril de 2018

QUE CORTEM AS ÁRVORES,TAMPEM OS RIOS,MAS SALVEM O BRT

Salvador Sobre Trilhos 🚌🚗🚌🚗 

Na contramão do novo conceito urbanístico hoje disseminado e apregoado nas grandes cidades do mundo desenvolvido,onde viadutos e elevados estão sendo removidos para dar espaço a pratica da  política urbana de "cidades para pessoas" estimulando uma melhor convivência urbana e social,onde rios tamponados e poluídos estão sendo arejados,recuperados,revitalizados e voltando a fazer parte da paisagem urbana,humanizando as cidades amenizando o clima e melhorando a qualidade de vida da população,Salvador "drasticamente" anda no sentido inverso para torna-se uma cidade "cinza" e amorfa.

Salvador Sobre Trilhos*
imagem/ilustração
Se o projeto de BRT Lapa/Lip(Iguatemi)  vir a  ser concretizado na forma como foi concebido originalmente,poderá trazer consequências e sequelas lastimáveis para o futuro da cidade no plano urbano e da mobilidade,e certamente não trará nenhum benefício a cidade,por ser um projeto sem sentido e mal construído.Seria um projeto para construção de elevados e viadutos?,um projeto "cimenteiro" abrigado sobre o guarda-chuva do BRT?!. E quais as alternativas para se contrapor esse esquartejamento urbano????......  - Um projeto de BHLS (Bus with High Level of Service)um sistema mais simples com custo e tempo de implantação extremamente inferiores,além de não impactar de maneira tão severa e critica o tecido urbano o ambiente urbano e a paisagem local,corrigindo-se o trajeto e dividindo o sistema em duas linhas traria inúmeras vantagens não só para a mobilidade nas zonas de influência bem como no sistema de transportes públicos da cidade de maneira mais genérica.O sistema BHLS já adotado em varias partes do mundo e também em algumas cidades brasileiras vem substituindo os sistemas de BRT com inúmeras vantagens. O projeto que seria composto por duas linhas de BHLS, a 1ª e principal faria a ligação da Estação Metro/Rodoviária com os bairros Itaigara/Pituba utilizando a maior parte da infraestrutura já existente (faixas exclusivas de ônibus atualmente subutilizadas),a adaptação das baias e paradas de ônibus para os articulados com piso baixo,implantação de rede de semáforos inteligentes privilegiando a passagem dos ônibus e fiscalização eletrônica para coibir invasões e evasões nas faixas destinadas exclusivamente aos ônibus.Para esta linha bastaria a construção de um único viaduto (Comercial Ramos/Parque da Cidade - sentido
Itaigara).

ilustração demonstrativa
O sistema que atenderia uma demanda semelhante ao BRT e faria uma importante ligação integrando todos os bairros (residenciais e comerciais)nas bordas da Av. ACM em todo esse trajeto,com três (03) vetores importantes da cidade através da ligação com o sistema metroviário (estação Rodoviária) e outras localidades através do sistema de ônibus convencionais via integração.A 1ª ligação seria com o vetor Rodoviária/Acesso Norte/Bonocô/Lapa,a 2ª ligação seria com o vetor  Rodoviária/Acesso Norte/Pirajá/Aguas Claras,BR-324 RMS além dos bairros de Castelo Branco/Cajazeiras.A 3ª ligação seria com o vetor  Rodoviária/Av. Paralela/Mussurunga/Aeroporto/Lauro de Freitas/RMS. Uma importante demanda cruzada (em dois sentidos),seria beneficiada por esse sistema. - A 2ª linha de BHLS nos mesmos moldes da 1ª, seria a ligação Lapa/Av.Garibalde/Av.Juraci Magalhães Jr./Av.ACM sentido Itaigara/Pituba (Apenas um viaduto de cruzamento da Av.Garibalde/Av.Juraci Mag.Jr sobre a Av. Vasco da Gama seria construído).

ilustração demonstrativa
A Av. Vasco da Gama não se enquadra nesse projeto por questionamentos ref. a demandas de passageiros. Essa certamente seria uma opção mais viável,causando o mínimo de danos ao meio ambiente e ao tecido urbano da cidade com prováveis resultados positivos para a mobilidade em nossa cidade.A imposição de um projeto para a cidade,sem a participação da sociedade civil num debate franco e aberto sobre o mesmo,não trará benefícios nenhum para a cidade e para a sua população,alem dos danos que porventura causará,deixando uma herança nociva que custará muito caro para ser removida,repensada e reparada.
*Salvador Sobre Trilhos - Mobilidade e Sustentabilidade.Movimento ativista com 10 anos de atividades e atuação dedicadas aos temas.
Salvador Sobre Trilhos/Pregopontocom  03/04/2018

VEJA TAMBÉM - BRT de Salvador "Um telhado sem casa"

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