segunda-feira, 8 de junho de 2015

“Mobilidade é urgente e fundamental em todas as metrópoles”, diz secretário estadual de Desenvolvimento Urbano

Mobilidade

Nesta segunda (8), o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, em entrevista à Rádio Band News falou sobre os projetos da secretaria que vão facilitar a vida dos baianos, como a conclusão da Linha 1 do metrô, a Linha 2, além das linhas Vermelha e Azul, que vão cortar Salvador, e o VLT metropolitano, que vai atender além da população da capital, moradores dos municípios vizinhos

Sedur
Carlo Martins é entrevistado por Evilásio Júnior
e Magali Patersen no estúdio da Bandnews FM
Em pouco tempo, Salvador e toda sua região metropolitana terá uma nova cara em termos de mobilidade urbana. Nesta segunda (8), o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, em entrevista à Rádio Band News falou sobre os projetos da secretaria que vão facilitar a vida dos baianos, como a conclusão da Linha 1 do metrô, a Linha 2, além das linhas Vermelha e Azul, que vão cortar Salvador, e o VLT metropolitano, que vai atender além da população da capital, moradores dos municípios vizinhos.
“A mobilidade hoje é questão fundamental e urgente em todas as metrópoles. Durante muito tempo, e ainda hoje continua, existiu a lógica do carro individual. A mudança se faz com investimentos cada vez maiores em transporte publico coletivo. Por isso, as obras do metrô, trem, VLT, fazem com que a gente modifique um pouco esse quadro de engarrafamentos e travamentos das cidades”, pontuou o secretário.
“Hoje o metrô tem quase 9,7 km em operação e para se ter uma ideia estamos chegando a 5,8 milhões de pessoas transportadas nesse trecho, então realmente é um sucesso e mostra que pessoas buscam alternativas para se locomover”, completou.
Pirajá – Questionado por ouvintes sobre a finalização das obras na Estação de Pirajá, o secretário afirmou que as obras devem ser encerradas no final de setembro. “Estávamos programados para 30 de junho, mas infelizmente tivemos eventos como a greve dos trabalhadores da construção civil, o rompimento da adutora da Embasa, além das chuvas que caem em Salvador. Esses eventos impediram, mas estamos reprogramando para o final de setembro e começo de outubro”, disse Martins.
Ainda de acordo com o secretário, a operação comercial só entra em vigor, a partir da entrega da estação de Pirajá. Além disso, já há um entendimento próximo com as gestões dos transportes coletivos interurbanos para a integração com o metrô. E adiantou que em breve devem ser feitos testes com os ônibus que seguiam das cidades da região metropolitana até a Lapa, fazendo com que estes façam seus trajetos até o Retiro, de onde os passageiros seguirão de metrô até o destino final. Segundo Martins, as conversas também seguem acontecendo em relação à integração dos ônibus de Salvador com o metrô.
Linhas Azul e Vermelha – O secretário pontuou ainda a importância das Linhas Azul e Vermelha, que vão ligar a orla do Subúrbio ferroviário à orla Atlântica. Martins também falou sobre os entendimentos com a Prefeitura de Salvador em relação à liberação do alvará para obra da Linha 2 na Avenida Paralela, destacou a geração de emprego, pediu o entendimento da população em relação a questões de trânsito causadas pelas obras.
“Eu acho que ainda essa semana sai e vamos dar um novo ritmo à obra. Para se ter um ideia, hoje temos 4,2 mil trabalhadores, quando tiver na Paralela, no pico da obra, vamos chegar a 7 mil. E sabemos que um dos problemas da nossa crise econômica é o desemprego e se conseguirmos botar mais três mil será um alívio para classe trabalhadora” disse.
Por fim, o secretário destacou o projeto de modernização dos trens do subúrbio, que serão substituídos pelo VLT, cujo projeto prevê um extensão da Calçada – atual ponto final dos trens – até o bairro do Comércio. “Essa é outra intervenção importante. Temos os trens do Subúrbio sucateados, de modelos que não se fabricam mais. Às vezes não tem peça, aí o pessoal tem que fazer milagre. Vamos modernizar o trem saindo da estação São Luis ao Comércio. E no futuro, do Comércio até a Lapa. A licitação está na porta. Depende do aval da Caixa Econômica, já que é uma obra de financiamento público, mas já está na Caixa. Mais provavelmente ainda no final de junho e começo de julho devemos ter a licitação. Após esse trecho em Salvador, a ideia é expandir para os municípios da RMS”, afirmou. A ideia é começar as obras em 2016.
Fonte - Sedur  Ba.  08/06/2015

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