quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Via Expressa de Lauro de Freitas terá pedágio

Rodovias

TB
foto - ilustração 
A Via Expressa Contorno de Lauro de Freitas, que ligará a rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) a Estrada do Coco (BA-099), terá pedágio unilateral. A tarifa será cobrada somente dos condutores que vierem da Estrada do Coco à CIA-Aeroporto. Com 11,2 quilômetros de extensão, o corredor viário custará R$ 206 milhões, incluindo custos com desapropriações.
O prefeito do município da Região Metropolitana de Salvador, Márcio Paiva, afirmou em nota que a maior parte dos engarrafamentos na BA-099 é ocasionada por condutores que não residem em Lauro de Freitas. Segundo o prefeito de Lauro de Freitas, em horário de grande movimentação, cerca de 60 veículos trafegam por minuto na BA-099, trecho que corta a cidade.
Na última segunda, o gestor de Lauro de Freitas teve encontro sobre o projeto com representantes do governo do estado e da Concessionária Litoral Norte (CLN), que administra a Estrada do Coco. O começo das obras está previsto para abril. A via terá pista dupla com duas faixas por sentido e canteiro central.
A partir da implantação do contorno, a malha viária urbana será reintegrada, transformando o trecho, hoje rodoviário, em uma avenida e principal corredor de transporte coletivo do município. O acesso à Via Expressa, se dará pela Rua Gerino de Souza, contornando a área urbana de Lauro de Freitas.
Responsável por coordenar o projeto da obra junto com a equipe técnica e o Grupo Bahia Norte, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, avalia que a via de contorno em Lauro de Freitas é importante para o município. “A Via Expressa permitirá melhor trafegabilidade e solução quanto à mobilidade urbana na região”, disse, por meio da Secretaria de Comunicação do Estado.
De acordo com o secretário da Casa Civil do governo estadual, Rui Costa, esta é uma intervenção que vai desafogar o trânsito na cidade, que em três anos cresceu 27%. “Além de segurança viária, o contorno vai retirar veículos do tráfego da cidade, sendo uma alternativa para o motorista. O projeto também prevê a possibilidade de se desenvolver um corredor urbano com integração ao metrô”, declarou, também em nota da Secom.
Fonte - Tribuna da Bahia  23/01/2013

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