quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Obras de melhoria no trânsito terminam até julho, diz Wagner

Mobilidade

Serviço na Paralela começou em abril passado, é orçado em R$ 75 milhões, mas pode chegar a R$ 90 mi....

Luan Santos
A Tarde
Luciano da Matta | Ag. A TARDE
Cinco obras destinadas a desafogar o trânsito em regiões consideradas críticas de Salvador devem ser entregues até o meio deste ano, marcado pela Copa do Mundo em junho e julho e pelas eleições em outubro.
O prazo foi informado ontem pelo governador Jaques Wagner e pelo chefe da Casa Civil do Estado da Bahia, Rui Costa, durante visita às obras de duplicação da avenida Professor Pinto de Aguiar.
Os três viadutos do Complexo Viário do Imbuí, as vias marginais do Centro Administrativo da Bahia (CAB), a alça de ligação da BR-324 à avenida Luís Eduardo Magalhães e o acesso desta via à Estrada do Curralinho completam a lista de obras com previsão de serem entregues ainda no primeiro semestre.

Otimismo
Rui Costa (que é também o candidato petista ao governo do estado nas eleições deste ano) disse que, a depender das chuvas, o prazo pode se estender até julho. Iniciadas em abril do ano passado, as intervenções na avenida Pinto de Aguiar estão com 37% das obras executadas. Faltando cinco meses para o vencimento do prazo, o governador mostra otimismo em relação à entrega das obras no tempo prometido.
"As empresas até agora estão trabalhando com muita velocidade", garantiu. Só um trecho de 200m de pista, sentido Paralela, ficou pronto. No local, além das três faixas, há ciclovia, passeio e recuo para ponto de ônibus. Em outros locais da obra, homens trabalham no nivelamento de terra e alargamento da via.
Wagner ressaltou que as intervenções na avenida integram o projeto de corredores transversais na capital baiana. O Corredor Transversal I (ao qual a Pinto de Aguiar está inserida), com aproximadamente 13 km de extensão, vai ligar a orla à avenida Suburbana. Este corredor vai passar pela avenida Gal Costa, pelos bairros de Capelinha e Pirajá até desembocar na avenida Suburbana (Lobato). Estas etapas terão licitação publicada em fevereiro.
"O que estamos fazendo é atravessar Salvador transversalmente, para evitar o cotovelo do Iguatemi, que é o ponto de maior estrangulamento da cidade", disse Wagner.

Corredor Transversal II será importante acesso à BR-324
Por sua vez, o Corredor Transversal II começa na BR-324, segue para Águas Claras, a partir da Via Regional e vale do Rio Jaguaribe (futura avenida 29 de Março), passa pelo Bairro da Paz e avenida Paralela e se estende até a avenida Orlando Gomes.
A avenida Pinto de Aguiar passará, após a reforma, a ter seis faixas, sendo três em cada sentido. Duas delas, as centrais, serão destinadas ao BRT (Bus Rapid Transit), faixas exclusivas para ônibus. Além disso, a obra prevê duas ciclovias e um canteiro central. Os pontos de ônibus serão de responsabilidade da prefeitura. O governo investiu R$ 63 milhões para a duplicação dos 3,3 km da via.

Área do Metrô
Segundo Rui Costa, este conjunto de obras vai aliviar os transtornos das obras do metrô, que já foram reiniciadas. “Quando as obras chegarem à região da avenida ACM, o trânsito será afetado. Por isso, estas intervenções devem diminuir o fluxo nessa região do Iguatemi”, observou.
Wagner destacou as ciclovias no local e disse que as novas vias construídas em Salvador devem seguir este modelo. “Salvador tem uma topografia especial, nem todo lugar comporta ciclovia. Mas em locais nivelados como esse aqui (avenida Pinto de Aguiar) comportam. Eu acho que é um transporte mais pessoalmente e ambientalmente correto”.
E disse que a concessionária CCR Metrô Bahia, responsável pela administração do metrô, também estuda implantar estações de bicicletas próximo às estações do sistema.
Fonte - A Tarde  15/01/2014

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