quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Produção do pré-sal triplica em 30 meses

Economia

Segundo a diretora de E&P,Solange Guedes, a experiência adquirida ao longo da exploração e do desenvolvimento offshore foi determinante para atingirmos a marca de um milhão de barris de óleo equivalente por dia no pré-sal, obtido em setembro. “A Petrobras atingiu uma combinação única de custos, produtividade e eficiência.

Fatos e Dados

Fomos destaque nesta quarta-feira (28/10) na Offshore Technology Conference Brasil (OTC), no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). No almoço-palestra “Desenvolvimento do Pré-Sal Brasileiro e as Inovações Tecnológicas em Águas Ultraprofundas na Petrobras”, a diretora de Exploração e Produção, Solange Guedes, falou sobre a redução significativa de mais de 50% do tempo de construção dos poços do pré-sal desde 2010 e o custo de produção (lifting cost) por barril nesta camada – de US$ 9 em comparação com a média das principais majors, de US$ 15. A diretora também destacou a alta produtividade dos poços do pré-sal, o fato de a produção ter triplicado em 30 meses e a alta eficiência operacional, de 92,4%, na média dos últimos três anos.
Segundo a diretora de E&P, a experiência adquirida ao longo da exploração e do desenvolvimento offshore foi determinante para atingirmos a marca de um milhão de barris de óleo equivalente por dia no pré-sal, obtido em setembro. “A Petrobras atingiu uma combinação única de custos, produtividade e eficiência. Como consequência, um portfólio muito competitivo”, explicou. Ela apresentou também nosso histórico de exploração offshore desde a década de 70, que possibilitou o sucesso na exploração do pré-sal.
Solange Guedes destacou ainda a importância do trabalho dos nossos técnicos, dos parceiros e fornecedores, para a obtenção dos bons resultados, ressaltando o trabalho do engenheiro Antonio Carlos Capeleiro Pinto, que foi premiado com o OTC Distinguished Achievement Award for Individuals, pela contribuição para o desenvolvimento técnico e gerenciamento dos campos de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. Capeleiro é especialista na área de engenharia de reservatórios e concepção de planos de desenvolvimento de campos offshore e, nos últimos nove anos, tem atuado nas áreas do pré-sal da Bacia de Santos.
“A Petrobras possibilitou que eu alcançasse todos os meus sonhos. Após 33 anos na companhia, tenho que agradecer aos profissionais competentes que trabalharam comigo em cada desafio. Com meus colegas aprendi muito. Os desafios só podem ser superados se você estuda, trabalha em equipe, respeita seus valores e é comprometido. Eu tenho muito orgulho fazer parte do time Petrobras”, disse Antonio Pinto.
Nossa gerente executiva para a área de Libra, Anelise Lara, participou da sessão especial “Encontro das Lideranças de Associações Profissionais”. Anelise ressaltou a importância das sociedades de profissionais na disseminação de conhecimento para as novas gerações de técnicos da indústria de óleo e gás. A gerente destacou ainda a atuação integrada da equipe multidisciplinar de projetos de Libra, que inclui colaboradores das cinco empresas participantes do consórcio que atua na área, desenvolvendo projetos nas diversas áreas de conhecimento.
Anelise também apresentou informações sobre o projeto exploratório de Libra, onde já foram perfurados quatro poços, dois na área nordeste e dois na área central. Segundo a gerente executiva, a primeira fase do desenvolvimento da produção se concentrará na área nordeste de Libra. O primeiro Teste de Longa Duração está previsto para o primeiro trimestre de 2017 e o Projeto Piloto para 2020.
Outro destaque do dia foi o painel “Pré-sal: o primeiro milhão de barris de óleo equivalente”, com a participação de alguns de nossos executivos e técnicos, entre eles o engenheiro Antonio Capeleiro Pinto, premiado pela OTC. Superamos o patamar de um milhão de barris de óleo e gás no pré-sal no último mês de setembro, quando registramos ainda o recorde diário de 1 milhão 120 mil barris de óleo equivalente por dia.
Fonte - Fatos e Dados  28/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"