domingo, 27 de setembro de 2015

Soteropolitanos voltam a frequentar o Passeio Público

Salvador

A programação cultural, que contou com apresentações da Orquestra Neojiba, do Cortejo Coreográfico da Fundação Cultural do Estado (Funceb), grupo percussivo Quebales, entre outras atrações, deu uma noção do que o governo estadual está preparando com o intuito de atrair cada vez mais a população e turistas ao local.

Sedur
Mateus Pereira/GOVBA
Após quatro meses de trabalhos de restauração e conservação realizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura, o Passeio Público, localizado na Avenida 7 de Setembro, no bairro do Campo Grande, em Salvador, foi reaberto neste domingo (27). A programação cultural, que contou com apresentações da Orquestra Neojiba, do Cortejo Coreográfico da Fundação Cultural do Estado (Funceb), grupo percussivo Quebales, entre outras atrações, deu uma noção do que o governo estadual está preparando com o intuito de atrair cada vez mais a população e turistas ao local.
O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, do titular da Secult, Jorge Portugal, e demais autoridades, entregou, na manhã deste domingo, o conjunto de intervenções que mantiveram as características históricas do passeio e integram a primeira parte dos Serviços de Conservação Preventiva, executados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Na ocasião, foi lançada a campanha #MusEuCuido, além do reforçada a campanha #MusEuCurto.
"Estamos buscando revitalizar os espaços para devolvê-los à sociedade. Aqui, para a criançada, aos finais de semana, sempre tem atividades de lazer. A cidade precisa de espaços públicos onde as famílias possam conviver. Este é um espaço para a família baiana", afirmou Rui.
O governador ainda ressaltou a necessidade de as regiões históricas da cidade receberem investimentos do poder público para que sejam usufruídas pela população. "Amanhã, estarei dando ordem de serviço para pavimentação e reurbanização de várias ruas aqui. Ou seja, estaremos resgatando o centro, a convivência dos baianos e baianas, incorporando ao seu cotidiano, ao seu lazer para que o espaço urbano não seja apenas dos turistas, mas do cotidiano da família baiana”.
O professor de educação física Jorge Silva é um frequentador antigo do local que havia deixado o hábito de lado. Agora, após a realização da primeira etapa das melhorias, Jorge retornou ao Passeio Público na companhia do filho Isael, 3 anos. “O que foi feito veio em boa hora. Vai acolher a população, vai ser um espaço em que as pessoas podem escolher um final de semana para passar uma hora, duas horas, cheio de árvores, um vento gostoso, cheio de frutas. Foi acertado este primeiro ponta pé”, avalia.

Atrações culturais
Mateus Pereira/GOVBA
O local, que é considerado um museu a céu aberto, teve as esculturas restauradas, calçamento reformado, passeios readequados ou reconstruídos. Além de obras de paisagismo, que realçaram o espaço contemplado pelas sombras das árvores, o parque infantil, as luminárias e os assentos também passaram por restauro. Resultado de parceria com a Polícia Militar da Bahia, uma câmera de videomonitoramento foi instalada no local, para a segurança dos visitantes.
A diretora da Funceb, Fernanda Tourinho antecipou que a fundação realizará nos próximos domingos, no Passeio Público, uma série de atividades culturais abertas ao público. “Nesse primeiro momento, a Funceb vai ocupar o espaço com os corpos artísticos do Estado, que são o balé, a orquestra e os alunos das escolas de música e dança. Em outubro, vamos dedicar a fundação e seus produtos ao Passeio Público”.
Tourinho informou ainda que, a partir de novembro, por meio de parceria com as secretarias municipais de Cultura, grupos tradicionais de dança, teatro, entre outras manifestações artísticas, também terão a possibilidade de divulgar seus trabalhos no Passeio Público. “Estamos com o projeto Minha Cidade é Cultura da Bahia. Devemos ter aqui a cultura de Santo Amaro, São Francisco do Conde, Alagoinhas, Juazeiro, entre novembro e dezembro, enquanto preparamos o edital que, para ficar pronto, demanda um tempo. Estamos definindo se será um edital, um chamamento ou cadastramento para que a sociedade civil possa fazer uso deste espaço maravilhoso”. Produtores culturais interessados em promover eventos no Passeio Público devem agendar a pauta junto à Diretoria de Museus (Dimus) do Ipac, através dos telefones(71) 3117-6444/6447.
Fonte - Secom Ba.  27/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito