sábado, 29 de agosto de 2015

Encontro técnico discute avanços tecnológicos,do transporte metroviário

Transportes sobre trilhos

Parceria da Trensurb e a Escola de Engenharia da UFRGS, promoveu evento que culminou com a criação de grupo de trabalho para elaborar projetos que qualifiquem o serviço do metrô.

Trensurb

A Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em parceria com a Trensurb promoveu encontro técnico com o tema Possibilidades de Interação Tecnológica em Mobilidade Urbana, na tarde desta quinta-feira (27/08), no Anfiteatro 200 da Escola de Engenharia. Focando temas como eficiência energética do sistema metroviário, a atividade contou com 104 inscritos, além da participação de professores, pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado da universidade, técnicos e gestores da empresa metroviária e profissionais da área.
Na abertura do evento o diretor da Escola de Engenharia, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, disse que o encontro, "além de ferramenta para discutir melhorias no transporte metroviário e na mobilidade urbana, também serviu para reforçar os laços entre as partes responsáveis pelas inovações tecnológicas ligadas ao trem, como a universidade e a Trensurb”. Já o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper afirmou que essa parceria entre empresa e a universidade é motivo de orgulho, pois “temos tido a satisfação de sermos uma empresa que dá suporte à instituições que buscam desenvolver tecnologias”.
Como resultado do fórum, um grupo de trabalho será criado com o objetivo de gerar projetos de pesquisa para elaborar, executar e monitorar ações em duas áreas: eficiência energética e aeromóvel. A eficiência enérgica compreenderá o setor de energia de tração dos trens da Trensurb, relacionado aos sistemas, equipamentos de rodagem e a operação – tanto da série 100 e 200 -, nas substações de energia elétrica da Linha 1 e Aeromóvel da empresa. Em relação ao aeromóvel, o foco será construir um laboratório de desenvolvimento e monitoramento do sistema, equipamentos e da gestão operacional, visando aperfeiçoar a tecnologia já aplicada, otimizando o know-how desenvolvido até o momento. O grupo de trabalho contará com representantes das instituições envolvidas no encontro técnico, buscando realizar trabalhos a serem submetidos a órgãos de financiamento, como a Finep, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás).

Os temas dos paineis
- Apresentação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo engenheiro Felipe Cardoso Gelelete (gerente-substituto do Departamento de Metalomecânica, Equipamentos, Transporte e Serviços);
- Análise Estatística do Perfil de Consumo Energético de um Trem Metropolitano, pelo engenheiro da Trensurb, Davi Martins Lamas Vital;
- Medição de Consumo de Energia em Operação Comercial, pelos engenheiros da Alstom, Pierre Rene Decottignies e Fábio Danilo de Souza.

Avaliação
O painelista Davi Martins Lamas Vital, disse que esses fóruns técnicos envolvendo a indústria, universidade e sociedade “auxiliam na otimização do uso dos recursos nos transportes públicos, desenvolvendo tecnologicamente os setores envolvidos”. O assessor da presidência da Trensurb, Francisco Vicente, que coordenou o encontro, avaliou que “a exposição dos painéis foi clara, densa e qualificada; sendo que os temas apresentados atenderam às expectativas do evento”.
Fonte - Trensurb  28/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito