sexta-feira, 30 de maio de 2014

CPMI dos metrôs ainda não tem todos os representantes do Senado

Política

Regimento prevê que caso os líderes não apresentem representantes, decisão caberá ao presidente Renan Calheiros; expectativa é de que comissão funcione até 10 de junho - A comissão necessita de 14 deputados federais e 14 senadores

Da Redação - RBA 
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA SENADO
Brasília – Os líderes partidários da Câmara dos Deputados divulgaram os nomes dos representantes indicados para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar irregularidades em contratos e formação de cartel nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. O mesmo, no entanto, não ocorre no Senado, já que nem o bloco parlamentar da maioria (formado pelo PMDB, PP, PSD e PV), nem o da minoria (composto pelo PSDB, DEM e SDD) e PROS fizeram indicações até o fechamento desse texto.
Como o prazo para divulgação dos deputados e senadores que terão acento na CPMI acabou nesta quinta-feira (29), caberá ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), fazer ele mesmo as indicações.
A expectativa dos parlamentares que querem a CPMI, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal, é de que a comissão venha a ser instalada até 10 de junho. “Estamos participando da CPMI da Petrobras e não nos opusemos a indicar representantes. Não vejo motivos para os partidos da oposição também não agirem da mesma forma em relação a esta CPMI dos metrôs”, alfinetou hoje o líder do PT na Câmara, deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (SP).
A comissão precisa ter 14 deputados federais e 14 senadores. Como cabe ao PT, a maior bancada da Casa, indicar um nome para ocupar a presidência ou relatoria da comissão, Vicentinho divulgou que o indicado foi Renato Simões (SP), que ocupará um dos dois cargos. O outro nome apresentado pelo partido foi os de Dr. Rosinha (PR). Os deputados Carlos Zaratini (SP) e Paulo Teixeira (SP) ficarão na suplência.
Dentre os demais integrantes, a composição é formada pelos deputados Alexandre Santos (PMDB-RJ), José Priante (PMDB-PA), Eduardo Sciarra (PSD-PR), Guilherme Campos (PSD-SP), Mendes Thame (PSDB-SP), Luiz Fernando Faria (PP-MG), Bilac Pinto (PR-MG), Dr. Ubiali (PSB-SP), Alexandre Leite (DEM-SP), Wladimir Costa (SD-PA), Eros Biondini (PTB-MG) e Delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP).
Dos senadores designados pelos partidos, farão parte da CPMI Walter Pinheiro (PT-BA), Eduardo Suplicy (PT-SP), Acir Gurgacz (PDT-RO), Gim (PTB-DF), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).
Conforme informações da mesa diretora do Senado, caso o senador Renan Calheiros siga o mesmo critério que adotou para as duas CPIs da Petrobras - a exclusiva do Senado e a mista - ele deverá indicar os membros da CPI mista no fim da próxima semana, se os líderes não o fizerem até lá.
Fonte - Rede Brasil Atual  30/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito