segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Maior túnel da América Latina, obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco, terá 15.4 km

Infraestrutura


Estão avançados os trabalhos de perfuração do túnel

Implantado na divisa do Ceará com a Paraíba para o transporte de água, o ‘Cuncas I’ já está com 11,6 km concluídos, o equivalente a 70% da obra, devendo ficar totalmente pronto em 2015.
No local trabalham 633 operários, movendo 209 equipamentos, dentre eles a perfuradora de rocha intitulada Jumbo, importada da Finlândia que faz escavações durante 24 horas, num ritmo de 18 metros por dia.
O objetivo do túnel é conduzir 83.000 litros de água por segundo para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após passar pelo túnel ‘Cuncas II’, por meio de interligação com um reservatório.
Para acelerar as obras, foi adotado um sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido como Novo Método de Tunelamento Austríaco, em que os operários trabalham em 4 frentes de serviço simultâneas nas 2 extremidades dos túneis (entrada e saída) e mais 2 frentes de serviço no ponto central (janela de serviço); à medida em que as perfurações avançam, as equipes se deslocam em sentidos opostos até se encontrarem as escavações.
O Projeto São Francisco, a cargo do Ministério da Integração Nacional, é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, emprega mais de 6.600 pessoas, tem mais de 1.800 equipamentos em operação em 4 trechos funcionando por 24 horas por dia em São José de Piranhas (PB), Salgueiro (PE), Cabrobó (PE)
Fonte - Bahia Negócios  14/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito