PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Quarta composição de VLT chega a cidade de João Pessoa neste sábado (19)

Transportes sobre trilhos 🚄

As três carretas carregadas com o trem novo saíram de Barbalha, no interior do Ceará, na manhã desta sexta, 18. De acordo com a coordenadoria de manutenção, os carros de passageiros serão descarregados no domingo, 20, em Cabedelo, onde em seguida serão montados para formar a composição.

CBTU
CBTU
A quarta composição de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chega a capital paraibana no final da tarde deste sábado, 19. As três carretas carregadas com o trem novo saíram de Barbalha, no interior do Ceará, na manhã desta sexta, 18. De acordo com a coordenadoria de manutenção, os carros de passageiros serão descarregados no domingo, 20, em Cabedelo, onde em seguida serão montados para formar a composição. Ao todo, a CBTU João Pessoa terá oito trens novos em operação até o fim do projeto de modernização do sistema de trens urbanos na Região Metropolitana.
Com a chegada do quarto VLT, o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, dá continuidade ao projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa, que ainda contará com a construção de quatro estações e adequação das 12 existentes, modernização da via férrea, remodelação da Oficina e demais obras de melhoria nos 30km do sistema.
Ao final do processo, com todos os vlts em operação, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 60 minutos em média para até 20 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições. Também prevê um salto no número de passageiros transportados de 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.
VLT – O Veículo Leve sobre Trilhos é um trem moderno, rápido, seguro e confortável. Fabricado pela empresa cearense Bom Sinal, instalada na cidade de Barbalha, o modelo adquirido pela CBTU é o Mobile 3, dotado de duas cabinas computadorizadas – uma em cada extremidade dos carros motores e um carro reboque ao meio. Ele é um Trem Unidade Diesel-Hidráulico (TUDH). Trata-se de um veículo ferroviário leve de passageiros para transito urbano e suburbano, com motorização diesel, tração diesel-hidráulica, bidirecional, que trafega em bitola métrica – distância de um metro entre os trilhos -, ar condicionado, acessibilidade para deficientes físicos, passagem entre os carros, sistema de comunicação interna digital e sonora e capacidade para transportar até 600 passageiros por viagem. O VLT de João Pessoa mede 55,8 metros com altura de 3,7 metros e 2,8m de largura.
Com informações da CBTU  18/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito