terça-feira, 16 de agosto de 2016

Dubai pretende criar rede de trens que levitam e viajam a 1200 km/h

Transportes sobre trilhos

A ideia é criar um trem que flutue sobre os trilhos, com levitação magnética, e viaje por um tubo despressurizado. A diferença de pressão, aliada à levitação magnética, iria permitir que o trem viajasse a mais de 1200 quilômetros por hora. 

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
Hyperloop One assinou um contrato com uma das maiores empresas que gerencia portos no mundo, a DP World. Para construir uma rede de trens-bala que levitam em Dubai.O objetivo é levar os contêineres do porto de Jebel Ali rapidamente para um depósito em outro local, liberando espaço no porto.
As empresas irão realizar um estudo de viabilidade na região e ver se será viável ou não a construção desta obra. Essa construção é totalmente para fins comerciais, pois desocupar espaço no porto poderia criar oportunidades para que outras atividades mais lucrativas fossem desenvolvidas na área vazia;
Funcionaria da seguinte forma: metade do percurso do trem-bala viajaria por trilhos acima da superfície. A outra parte, passaria por uma rede submarina de túneis abaixo da região atendida pelo porto.
A ideia é criar um trem que flutue sobre os trilhos, com levitação magnética, e viaje por um tubo despressurizado. A diferença de pressão, aliada à levitação magnética, iria permitir que o trem viajasse a mais de 1200 quilômetros por hora. Se compararmos com o trem-bala japonês por exemplo a velocidade máxima que ele atinge é 590 quilômetros por hora.
Coreia do Sul e a Russia, também estudam a implementação do Hyperloop. Poderia construir um trem ligando a Europa até a Ásia.
Fonte - Revista Amazônia   16/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito