quarta-feira, 4 de março de 2015

Trem do Subúrbio de Salvador será substituído por moderno sistema de VLT

Transportes sobre trilhos

Sistema de trens do Subúrbio será substituído pelo VLT.Os poucos (*)trens velhos e sucateados com mais de 60 anos de uso,ainda resistem ao longo tempo em operação.

Raul Aguilar
foto - ilustração/Pregopontocom
Basta um olhar por toda avenida Jequitaia, no bairro Água de Meninos, em Salvador, para ver o estado de abandono em que se encontram alguns galpões localizados dentro do espaço da linha férrea da Suburbana.
Galpões construídos em alvenaria para abrigar antigos depósitos de lojas e peças de reparo para os trens estão abandonados, servindo de abrigo para moradores de rua e marginais da região.
Porém, os galpões estão com os dias contados. Tudo por conta de uma reforma que irá transformar o antigo trem do Subúrbio Ferroviário em um Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), segundo nota oficial da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Com isso, "dos atuais 13,5 km e 10 estações, o sistema, quando transformado em VLT, terá 18,5 km e 21 estações, sendo ampliado para chegar ao bairro do Comércio, na região do Terminal da França, e à região de São Luís, no bairro de Paripe", diz a nota.

foto - ilustração
Entre o fim do primeiro semestre e início do segundo deste ano, será aberta a licitação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) do Subúrbio, que promete modernizar o serviço, segundo nota da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Entre as inovações também estão: requalificação e modernização. Porém, a mudança mais significativa estará no conforto e no tempo reduzido que os passageiros ganharão em cada viagem.
O sistema de trens do Subúrbio foi transferido da Prefeitura de Salvador para o Governo do Estado em abril de 2013.
Fonte - A Tarde  04/03/2015


(*) Nota Pregopontocom
O sistema que já passou pela LESTE BRASILEIRO,RVFFSA,CBTU e CTS,hoje é operada pela CTB,Companhia de Trens da Bahia/Gov. do Estado.
Das 04 composições de trens ainda em operação,duas são ACF/GE americanas (auto motriz) fabricadas em 1962,com carros reboques Pidner.
Duas Toshiba japonesas (03 carros cada),com carro motriz central,fabricadas em 1948 quando entraram em operação na antiga Ferrovia Sorocabana em SP, e já estavam fora de serviço na atual CPTM quando foram doadas (03 composições) pelo Governo de SP a CTS (Cia de Trens de Salvador),administrada na época pela prefeitura municipal de Salvador que após reformadas,em 2007, entram em operação comercial.Das 03 composições a 01, encontra-se fora de operação a vários anos sendo canibalizada para manter as outras duas (02 e 03) ainda em serviço.
Existem ainda 03 composições formadas por 09 carros ACF/GE,parados nas oficinas,que foram reformados na época (a mais de 5 anos),com inclusão de sistema de climatização ainda durante a administração dos trens pela  CTS (prefeitura de Salvador),por uma empresa no RJ mas que nunca entraram em operação (apenas realizaram alguns testes),por falhas técnicas que nunca foram solucionadas.
Apesar de precário e com muitas limitações o sistema transporta hoje entre 18 e 23 mil passageiros por dia (com 03 composições em operação e uma reserva),com tarifa social de R$0,50,graças ao esfôrço e dedicação do quadro técnico da CTB.

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