quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Fortaleza testa ônibus com motor híbrido

Ônibus Hibrido

Ônibus com motor híbrido começou a circular em Fortaleza.Passageiros sentiram dificuldades com a entrada e a saída do veículo invertidas.O ônibus que circula na linha Campus Pici/Unifor e causou transtorno aos usuários

DN
MESSIAS BORGES
O início do período de teste com o Hibribus confundiu os usuários de transporte coletivo, na manhã desta quarta-feira (12). O desconhecimento da novidade e a entrada pela porta da frente foram os principais problemas. O veículo, em fase de teste, compõe a linha 075 – Campus do Pici/Unifor, que transita por vias como a Av. Washington Soares e a Av. 13 de Maio.
Franklin Lima, 35, auxiliar de tráfego da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), atuou nesta manhã auxiliando os usuários e o motorista. Segundo ele, a entrada e a saída no veículo foram dúvidas recorrentes entre os passageiros.
Já as estudantes Júlia Uchôa, 17, e Mariana Melo, 23, assumiram não saber sobre o Hibribus e sua implementação no Sistema Integrado de Transportes de Fortaleza (SIT-FOR). Elas comentaram sobre o design diferenciado do veículo, o que também causou estranhamento de alguns passageiros nas paradas de ônibus.

Veículo vem de Curitiba
O Hibribus é importado de Curitiba (PR), onde 30 ônibus desse modelo compõem a frota. Atendendo às necessidades e ao clima da capital paranaense, o veículo possui “janelas gaúchas”, segundo o estudante e busólogo - pessoa que tem o estudo dos ônibus como hobbie - Marcelo Filho, 20, estudante. Elas têm a parte inferior fechada e só abrem em cima. Mariana percebeu a diferença e reclamou do calor. O ônibus conta com um sistema de ventilação, mas trafega de janelas abertas.
MESSIAS BORGES
Outros usuários notaram os benefícios do ônibus. Para Júlia, o principal diferencial do transporte é o conforto. Soares da Silva, 43, gari, confessou que ia testar a novidade só por curiosidade. “Todo equipado, todo bonito, lindo”, disse. Outra característica que Soares se atentou foi ao silêncio. O também estudante e busólogo Mailson Amancio, 25, atribui esse fator à suspensão aérea e à direção automática do ônibus híbrido. Para ele, essa é “a boa impressão que fica”.
Outras questões frequentes foram sobre a permanência do ônibus híbrido no trânsito de Fortaleza. O transporte não foi comprado em definitivo pela Prefeitura de Fortaleza, nem o período de teste é garantia de ampliação do número de carros. Pesquisas com os usuários e avaliações de desempenho serão feitas antes da Prefeitura tomar qualquer decisão, segundo a Assessoria de Comunicação da Etufor.
Fonte - Diario do Nordeste  12/02/2014

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