terça-feira, 24 de setembro de 2013

Cientistas russos confirmam a descoberta de nova ilha no Ártico

Ciência

Terra de Francisco José tem área de 16 mil quilômetros quadrados

Uma expedição da Frota do Norte, da Marinha russa, confirmou na segunda-feira, 23, a existência de uma nova ilha na Terra de Francisco José, arquipélago polar russo situado entre o Mar de Barents e o Oceano Glacial Ártico. Segundo o capitão Vadim Serga, durante pesquisas hidrográficas na região, os exploradores descobriram um estreito no lugar do istmo que ligava as duas partes da ilha de Northbrook, dividindo-a, assim, em duas.
Terra de Francisco José abrange 191 ilhas
A bordo do navio Horizont e do rebocador MB-56, eles também constataram a presença de um trecho de rochas desconhecido perto da Terra de Alexandra e registraram alterações recentes no litoral da ilha de Hall. A hipótese da formação de uma nova ilha no local foi levantada pela primeira vez por cientistas russos no ano de 2006. Mas, devido ao mal tempo e às dificuldades de acesso, só recentemente uma expedição conseguiu comprovar as suspeitas.
Informações detalhadas sobre a nova descoberta foram enviadas para o departamento de navegação e oceanografia de São Petersburgo e, em breve, uma comissão especial do governo federal se encarregará de escolher um nome para a ilha. Atualmente, a Terra de Francisco José é formada por 191 ilhas cobertas de gelo, com uma área total de aproximadamente 16 mil quilômetros quadrados.
Fonte - Diário da Russia  24/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito