quinta-feira, 14 de março de 2013

Veículos sobre trilhos é setor estratégico para telecom

por Jana de Paula

As fotos estampadas em jornais, web sites e redes sociais não deixam dúvida. Nas grandes cidades, se torna praticamente impossível aos veículos trafegarem pelas ruas e avenidas de maior movimento com os temporais que inundam as vias públicas durante todo o verão. Os chamados veículos sobre trilhos (metrôs, trens, monotrilhos etc.) são encarados como solução para desafogar este tráfego, com velocidade e mais conforto para os passageiros. No início do mês, São Paulo abrigou o LatAm Rail Opportunities 2013, que reuniu ampla cadeia de fornecedores de soluções para este segmento, inclusive as telecomunicações. O e-Thesis escolheu o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia Siemens Networks (NSN), Walter Prior, para falar das novas oportunidades que se abrem.
Foto - ilustração
O mote do evento baseou-se na iminência do leilão pelo governo brasileiro de novas ferrovias regionais e nacionais, nos meses de abril e junho, o que deve gerar investimentos superiores a US$ 44 bilhões. A licitação será aberta também para empresas estrangeiras e deve criar um forte movimento de competição entre os players.
De acordo com a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANP Trilhos), hoje em dia, 7, 7 milhões passageiros são transportados diariamente sobre trilhos no Brasil, sem considerar os usuários de trens turísticos e culturais. A expectativa é de que novas iniciativas injetem R$ 85 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos, englobando linhas de metrô, trens regionais e metropolitanos, monotrilhos e os chamados "veículos leves sobre trilhos" (VLT).
Tanto o leilão para a abertura de novas ferrovias quanto a perspectiva de novos investimentos fazem parte do dever de casa do Brasil, como país sede do Mundial 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Mas, onde as telecomunicações se inserem neste universo? Foi para descobrir respostas a esta questão que conversamos com Walter Prior, da NSN. Confira neste pingue-pongue:

e-Thesis - Qual sua expectativa sobre a expansão do setor de transportes sobre trilhos no país? Curto, médio prazo?
Walter Prior - Nossa expectativa é de uma demanda imediata. De dois a três anos, o país verá um crescimento bastante significativo nesta área.

e-Thesis - Que regiões devem liderar esta expansão?
Walter Prior - De início, a expansão deve partir de São Paulo e do Rio de Janeiro, em direção a todos os anéis ferroviários que interligam os diversos mercados neste eixo, inclusive por causa dos megaeventos esportivos que estão programados.

e-Thesis - Que contribuição o setor de telecom pode dar ao setor transportes sobre trilhos?
Walter Prior - Nos dois últimos anos, as telecomunicações aumentaram sua importância nos mercados da América do Sul, importância que já é indiscutível na Europa e Japão, por exemplo, tanto no caso de transportes ferroviários de passageiros e de carga, sobre trilhos. Mas ainda há espaço para um crescimento substancial, seja na melhoria de conexão de sistemas heterogêneos, quanto em termos de sinalização. A área de telecom resolve uma barreira comum na área de transporte que ɠa integração de diversos sistemas embarcados de fornecedores diferentes, uniformizando-os e compatibilizando-os entre fronteiras.
Como você sabe, a Nokia integra a GSM-R, plataforma digital de voz e dados operacionais específica para o setor ferroviário, adotada nos quatro continentes. No Brasil, ainda se opera plataformas heterogêneas, mas há um crescente movimento de padronização. A GSM-R além de trazer mais inteligêngia operacional às ferrovias respeita todas as normas atuais de sustentabilidade e ecologia.
Nossas soluções nesta plataforma fornecem um único sistema de rádio digital que substitui todos os sistemas de comunicação existentes. Isto, é claro, visa redução de custos, com maior interoperabilidade e mais segurança. Elas também permitem que os dados de manutenção sejam transmitidos para o depósito, em tempo real, o que reduz o tempo ocioso, aumenta a utilização da capacidade, e, finalmente, reduz o OPEX. A NSN já implantou 30 redes GSM-R em 21 países, o que abrange 50 mil quilômetros de ferrovias na Austrália, China, Europa, Oriente Médio e África.

e-Thesis - Que nível de prioridade este setor tem na estratégia da NSN?
Walter Prior - A Nokia Siemens Networks está focada em setores específicos e o setor é, sim, importante para nós.
Fonte - e-Thesis (Tecnologia e Negócios) 13/03/2013  

Comentário Pregopontocom : Bem...se os empresários até de outros setores acreditam e apostam tanto na expansão e na evolução do sistema de transportes de passageiros sobre trilhos,resta agora os nossos "políticos" e administradores resistentes,retrógrados e essencialmente rodoviaristas  conservadores, começarem a enxergar a nova realidade do nosso pais com a retomada o crescimento e a oxigenação dos investimentos no setor  ferroviário com os inúmeros projetos de transportes sobre trilhos que brotam no Brasil continental e refaçam e evoluam na sua maneira de pensar sobre esse tema clareando a sua visão para enxergar um pais que se transforma e que acredita no futuro andando nos trilhos

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