quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ferrovias...60 anos de abandono e degradação


Foto Pregopontocom
Existem duas questões a serem analisadas quanto o aspecto das diretrizes politico econômicas que foram adotadas pelo ex Presdt.JK.Não adianta só jogar pedras no seu governo,O Brasil vivia naquele momento uma situação de estagnação no seu desenvolvimento e alguma coisa precisava ser feita para melhorar isso.Atrair industrias para um pais continental que dependia quase de tudo que vinha de fora era preciso.JK consegui um feito inédito em nosso pais, a construção de Brasilia em tempo recorde e isso era preciso por uma questão de segurança Nacional acima de tudo.A capital do Pais no RJ, na orla marítima, estava exposta e fragilizada estrategicamente e esse pensamento era um consenso  entre todos que entendiam e defendiam a segurança e a defesa do território Nacional.A mudança da capital do Brasil para o planalto central era realmente necessária além de ser um projeto antigo e ambicioso só faltava alguém com coragem e determinação para faze-lo.A onde foi cometido  o grande erro então ????.Naquela época as Ferrovias e o transporte Marítimo desempenhavam um grande papel não só no setor de Logística (transportes de cargas) mais também no transporte de passageiros com a participação da Rede Ferroviária Federal e outras ferrovias menores espalhadas pelo país,do Lloyd Brasileiro (Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro) e até mesmo a nossa velha e conhecida CNB (Companhia de navegação Baiana) que foi a primeira a ser criada no Brasil fazendo inclusive viagens para fora do pais frequentemente.( Veja a historia da CNB em Postagens e Comentários ) Empolgados com o desenvolvimentismo, os governos a partir de então se comportaram exatamente como alguém que arruma um amigo novo (rodovias) e esquece e despreza os seus velhos e bons amigos que tanto já lhes foram solidários até então,( Ferrovias e sistemas aquaviários) a partir dai então veio o DESMONTE e a pior faze foi no governo Militar pois o mesmo detestava as ferrovias e os ferroviários, pois viam nessa classe trabalhadora um grande perigo para o regime da Ditadura Militar,pelo fato do alto grau de organização e politização e naquela época eram os sindicatos mais fortes que existiam no pais,pois os sindicatos de metalúrgicos não tinham ainda a força que alcançaram depois, tornando-se então um dos mais forte do pais.As empresas de navegação como o Lloyd ( estatal )foram sucateadas e aniquiladas,a CNB ( estatal )encolhida,ficou restrita  a navegação dentro da Baia de Todos os Santos,a rede Ferroviária sofreu um processo de abandono total,e esse descaso facilitou a expansão do transporte rodoviário favorecendo de maneira crescente as multi nacionais fabricantes de ônibus,caminhões e automóveis.Ha inclusive,entre especialistas e estudiosos no assunto que afirmam que a Rov.Br 101 construída na época,não passou de uma "estratégia militar", pois na época a mesma não ligava nada a lugar nenhum,mais facilitaria uma movimentação rápida das tropas federais pelo país,evitando estradas movimentadas e sem passar por grandes concentrações Urbanasa expl da Rodv.Rio Bahia cujo um longo trecho passa pelos estados da Ba e MG, O parque industrial ferroviário foi sufocado e encolhido drasticamente,empresas fabricantes de equipamentos ferroviários tiveram que fechar as suas fabricas algumas como a Mafersa passaram  a fabricar ônibus para não fechar as portas definitivamente.Estaleiros navais também sofreram as consequências do golpe. Durante 60 anos vivemos essa triste realidade por conta de uma política REACIONÁRIA e descriminatória não só contra as ferrovias( mais intensa) mais também nos sistemas  aquaviários.Por isso é muito importante,a participação de todos nos nessa luta constante e permanente pela revitalização dos transportes marítimos e principalmente das nossas ferrovias,sejam elas interestaduais,metropolitanas e urbanas,porque VERDADEIRAMENTE O FUTURO DO NOSSO PAIS ESTÁ NOS TRILHOS.  - Por Pregopontocom 

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