segunda-feira, 28 de março de 2011

VAMOS PEDALAR

Ciclovias
                                                                                                                                                      
Não basta apenas criar ciclovias que enfeitem ou tomem espaços nas vias publicas sem o menor objetivo,é preciso que as mesmas sejam planejadas e pensadas com a finalidade de produzir efeitos positivos,observando-se critérios de origem e destino e a sua integração com outros modais de transportes,para que elas sejam uteis e cumpram verdadeiramente a sua finalidade e o seu papel.

Da Redação
ciclofaixa Paris/foto - Pregopontocom
A Bicicleta como uma boa alternativa para a complementação da Mobilidade Urbana Sustentável, pode e deve ser adotada principalmente por se tratar de um veiculo não poluente de baixo custo e que ocupa pouco espaço nas vias publicas, mais é preciso que esse modelo tenha a necessária atenção por parte das autoridades de transito,com criação
de campanhas educativas para que os ciclistas tomem conhecimento das regras básicas de transito e saibam como se comportar nas vias publicas e os motoristas saibam respeita-lo para que os mesmos possam pedalar com toda tranqüilidade e segurança.Não basta apenas criar ciclovias que enfeitem ou tomem espaços nas vias publicas sem o menor objetivo,é preciso que as mesmas sejam planejadas e pensadas com a finalidade de produzir efeitos positivos,observando-se critérios de origem e destino, e a sua integração com outros modais de transportes,para que elas sejam uteis e cumpram verdadeiramente a sua finalidade e o seu papel.

Táxi triciclo Lyon/foto Pregopontocom
Lyon França/foto - Pregopontocom











Estação de bicicleta Vélo'v  Lyon
foto - Pregopontocom
Além disso a instalação de bicicletarios nos principais terminais de ônibus e estações  de trem para que os Usuários possam usar as suas Bicicletas como complementação do transporte principal, e a implantação de estações automáticas para aluguel de bicicletas possibilitando a entrega da mesma em qualquer outra estação em outro ponto da cidade,com o uso de cartão eletrônico seria um grande passo para utilização desse veiculo de maneira mais fácil, democrática  e inserindo-o de maneira definitiva e positiva no contesto da Mobilidade Urbana Sustentável.


Ciclofaixa Lyon França
foto - Pregopontocom
Estação de Bicicletas Vélo'v Lyon
foto-Pregoponto


Faixa exclusiva ônibus e bicicletas/França
foto - Pregopontocom

Pregopontocom  28/03/2011

2 comentários:

  1. Ecologicamente correta,baixo custo,a bicicleta tem um papel importante na mobilidade urbana com sustentabilidade.So falta boa vontade.....

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  2. Estive no Rio este fim de semana e fiquei feliz ao ver este modelo sendo implantado lá. O nome é SAMBA (sistema alternativo de mobilidade por bicicletas de aluguel), muito criativo o nome inclusive. Funciona da mesma forma como em algumas cidades européias: o cidadão para uma mensalidade de 20 reais; na frente da estação de bicicletas, ele solicita o desbloqueio da bicicleta pelo celular; depois é só deixar em outra estação. Funciona exclusivamente na zona sul e centro, mas já é algo. Os pontos ficam próximos às estações de metrô, espalhados pela orla, e próximo a polos geradores de tráfego. O Rio de Janeiro está dando show. Alguns morros já possuem o teleférico como modo de deslocamento. E Salvador? Quando vai acordar?

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