segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Sem preconceito os benefícios de ir de bike para o trabalho

Cliclismo

O principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte é a falta de respeito dos condutores motorizados.O uso da bicicleta evita perder tempo preso no trânsito e a procura de vaga para estacionar.

Por Talita Inaba
Portal do Trânsito

foto - ilustração
Não é novidade para ninguém que o trânsito em todas as cidades está um caos. A frota brasileira chegou a 41,5 milhões de automóveis em 2014, crescendo 3,7%, segundo os dados do Sindipeças (do Sindicato Nacional de Componentes para Veículos Automotores) no último ano. Por isso, muitas pessoas têm procurado opções de transporte alternativo, como por exemplo, a bicicleta.
De acordo com a Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, realizada pela Transporte Ativo, 88,1% dos entrevistados utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho.
Foram entrevistados 5012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Niterói, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Ainda segundo a pesquisa, 42,9% dos entrevistados diz que a principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte é porque é mais rápido e prático, a maioria dos entrevistados costuma utilizar a bicicleta 5 vezes por semana, metade dos ciclistas reclamam da infraestrutura ciclo viária. Além disso, o principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte é a falta de respeito dos condutores motorizados.
A adesão das pessoas a bike ainda esbarra na questão da infraestrutura das cidades para o deslocamento, além da falta de respeito dos motoristas.
Segundo informações do governo, o Brasil tem hoje mais de 1,6 mil quilômetros de malha cicloviária. Brasília possui 440 quilômetros de cicloviária, o Rio de Janeiro possui 374 quilômetros e São Paulo, 290 quilômetros.
E olha que na produção de bicicletas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, com uma média de 4,5 milhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Quais são os benefícios de ir de bike para o trabalho?
A Associação Transporte Ativo e o Mountain Bike BH elaboraram o Guia De bicicleta para o trabalho para você que ainda está na dúvida sobre pedalar. Confira as dicas:

Tempo
Quem pedala para o trabalho descobre que economiza tempo. Pode até ser mais rápido do que ir de carro. Além disso, o uso da bicicleta evita perder tempo preso no trânsito e à procura de vaga para estacionar. Como pedalar é um ótimo exercício, diminui a necessidade de se ter mais espaço na agenda diária para frequentar uma academia, por exemplo.

Economia
Após o investimento inicial na compra da bicicleta e dos equipamentos (tranca, capacete, luvas), pedalar passa a ser o modo mais barato de transporte na cidade. Além da economia de combustível, a manutenção de rotina custa muito menos que os gastos com um automóvel. E você mesmo pode aprender a dar conta de boa parte desta manutenção.

Boa forma e saúde
Exercitar-se é saudável – pergunte ao seu médico. Pedalar pode ser um ótimo exercício cardiovascular, além de proporcionar benefícios para a circulação e o tônus muscular de suas pernas. Andar de bicicleta é uma atividade física de baixo impacto, o que significa que é um bom exercício com baixo risco de lesões. Incluir exercícios em sua rotina diária o colocará em forma de modo mais fácil e prazeroso.

Bem-estar mental
Pedalar é diversão! Andando de bicicleta o sangue é melhor bombeado para o cérebro. Ao chegar ao trabalho, uma sensação de paz e tranquilidade invade sua mente. É a endorfina atuando muito mais enquanto você se exercita.

O argumento ecológico
Bicicletas não utilizam combustíveis fósseis, não aumentam o efeito estufa, não emitem poluentes como monóxido de carbono, não contribuem para os altos índices de problemas respiratórios e não poluem as águas. O combustível? É aquilo que você come no café da manhã. Com a matéria-prima necessária para fabricar apenas um carro, podem ser produzidas várias bicicletas.
Fonte - Portal do Trânsito  15/02/2016

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