sexta-feira, 24 de abril de 2015

Primeiro trem de levitação magnética de Pequim começará a operar em 2016

Transportes sobre trilhos/Internacional

A nova linha S1 disporá de oito estações e a última delas conectará este trem com a rede de metrô convencional. Cada trem maglev circulará a uma velocidade de 80 km/h, terá seis vagões e poderá levar mais de mil passageiros, segundo explicou a companhia encarregada do projeto. 

R7
foto - ilustração/tecnogeek
A primeira linha de trem de levitação magnética (maglev) de Pequim, cujas obras foram retomadas em 2014 após vários anos de paralisação, entrará em funcionamento no final de 2016, informou nesta quinta-feira o jornal "Beijing Times". A nova linha S1 disporá de oito estações e a última delas conectará este trem com a rede de metrô convencional. Cada trem maglev circulará a uma velocidade de 80 km/h, terá seis vagões e poderá levar mais de mil passageiros, segundo explicou a companhia encarregada do projeto. As obras deste trem começaram em 2011 mas foram paralisadas três anos devido ao temor dos moradores em áreas próximas às vias por causa das possíveis radiações emitidas pelo trem, embora os especialistas tenham assegurado que esta tecnologia é segura para a saúde dos cidadãos. "Se você ficar parado a dez metros da linha, o impacto eletromagnético em seu corpo será ainda menor que o causado por uma televisão ou geladeira", afirmou a respeito Gongo Guilin, engenheiro chefe da companhia a cargo do projeto. A China é o único país do mundo que atualmente tem um trem de levitação magnética para uso público, o que liga Xangai com seu aeroporto internacional, que atinge 450 km/h e custou mais de US$ 1,3 bilhão. Os trens maglev funcionam através de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados perto dos trilhos. O campo magnético permite que o trem se eleve até dez centímetros acima dos trilhos, o que elimina o contato e deixa ao ar como único elemento de rolamento, favorecendo assim a velocidade. Na semana passada, um trem japonês de levitação magnética atingiu um novo recorde mundial de velocidade para este tipo de veículo ao atingir 590 km/h em um percurso de testes.
Fonte - Revista Ferroviária  24/04/2015

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