sábado, 14 de junho de 2014

Aprovada a concorrência no setor de trens de passageiros da Espanha

Notícias ferroviárias

A Ministra do Desenvolvimento da Espanha Ana Pastor aprovou a proposta para a participação da iniciativa privada no setor de transportes de trens de passageiros,atualmente operada pela RENFE

railwaygazette
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ESPANHA: A ministra do Desenvolvimento, Ana Pastor anunciou em 13 de junho que o seu gabinete, aprovou a proposta para que outras empresas sejam convidadas a operar através de licitação, os serviços de passageiros comerciais de longa distância concorrendo com a operadora estatal RENFE.
O vencedor da licitação devera ter capacidade para operar os serviços por um período de sete anos na rede Levante de rotas convencionais e de alta velocidade Madrid-Albacete, Valencia, Castelló de la Plana, Alacant e Murcia.
De acordo com Ana Pastor, o novo operador seria livre para definir os níveis de serviço e tarifas, como subsidiária da RENFE através do leasing de trens, que forneceria o material rodante de sua própria frota. No final do período de sete anos, a rede Levante seria totalmente aberta à concorrência.
Ao fazer progressivamente a abertura do mercado de passageiros de longa distância para a concorrência, o governo espanhol espera ver o aumento dos serviços com tarifas mais competitivas, com adoção de novos modelos de negócios "às necessidades dos passageiros. Espera-se que a concorrência possa impulsionar o uso de transporte ferroviário, enquanto RENFE continuaria a prestar seus serviços em todo o país.
Fonte - railwaygazette  13/06/2014

Tradução e adaptação de texto Pregopontocom


Original Text
Competition in the Spanish passenger market approved

Railway Gazette
SPAIN: Development Minister Ana Pastor announced on June 13 that the cabinet had given its approval for bids to be invited to operate commercial long-distance passenger services in competition with state operator RENFE.
The winning bidder would be able to operate services for a period of seven years on the Levante network of conventional and high speed routes from Madrid to Albacete, Valencia, Castelló de la Plana, Alacant and Murcia.
According to Pastor, the new operator would be free to set service levels and fares, with RENFE’s train leasing subsidiary to provide it with rolling stock while it sources its own fleet. At the end of the seven-year period, the Levante network would be fully opened up to competition.
By progressively opening up the long-distance passenger market to competition, the Spanish government hopes to see increased services at more competitive fares, with ‘new business models’ meeting the needs of passengers. Competition is also expected to drive up rail usage, while RENFE would continue to provide services across the country.

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