sexta-feira, 16 de maio de 2014

Robôs fazem baile em Moscou

Tecnologia

Mostra conta com androides de muitos países - A mostra também apresenta androides do Canadá, da China, da Coréia do Sul, dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido, da Rússia e de outros países.

DR

O robô Titan, desenvolvido pelo norte-americano Nik Fielding, é o grande protagonista da exposição Baile de Robôs, que ficará hospedada por um mês, desde quinta-feira, 15, pelo Centro de Design Artplay, em Moscou. A mostra também apresenta androides do Canadá, da China, da Coréia do Sul, dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido, da Rússia e de outros países.
O Titan, praticamente uma celebridade no mundo dos robôs, já atuou com a cantora Rihanna e com os atores Jackie Chan e Will Smith. Esta é a sua segunda visita à Rússia. A primeira foi em fevereiro, quando esteve no país para os Jogos Olímpicos de Sochi.Titan foi às compras em um supermercado de Moscou
A nova viagem a Moscou começou para Titan com uma excursão a um mercado, onde ele surpreendeu os vendedores ao interpretar passos de dança. Na mostra do Centro Artplay, o robô continua bailando, mas apenas a cada trinta minutos, com pausas programadas para recarregar a bateria. Aos moscovitas, o androide declara que "a Rússia é genial” e diz que aprendeu russo “especialmente” para eles. Seu vocabulário é amplo e permite uma interação bastante íntima com o público.
Para o cofundador do evento, Ter Najapetián, "Titan é o favorito absoluto do público”, mas seu show não é o ponto mais importante do projeto. Ele lembrou que na quinta-feira, no âmbito do projeto Baile de Robôs, começou um fórum que reune engenheiros e cientistas da computação de todo o mundo.
Assim, o robô dos Estados Unidos terá concorrentes de peso. Um deles é o androide-ator Tespian, desenvolvido por construtores britânicos da empresa Engineer Arts. Emotivo, o engenho pode se gabar de conhecer pessoalmente a Chanceler alemã, Angela Merkel, e o Primeiro-Ministro britânico, David Cameron, com quem inaugurou um fórum de negócios no passado. Em Moscou, recitou um monólogo de Shakespeare para comemorar o aniversário de 150 anos do nascimento do escritor.
A empresa russa Neurobotics, por sua vez, fabrica androides com cabeças de silicone que representam fielmente os rostos de celebridades. Em particular, os moscovitas são alegremente surpreendidos ao entrarem no salão e darem de cara com a versão robótica do poeta russo Alexander Pushkin.
Fonte - Diário da Russia  16/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito