quinta-feira, 4 de abril de 2013

Salvador / Recife pode ter ligação por trem

Uma linha de trem ligando Salvador a Recife, passando por Aracaju e Maceió, pode ser um dos benefícios da chegada do baiano César Borges ao Ministério dos Transportes. A própria presidenta Dilma já manifestou o desejo de implantar esta linha ferroviária, ligando diretamente os portos de Suape, em Pernambuco, até o porto baiano de Aratu, em Candeias.
Foto - Ilustração
A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), responsável pela Transnordestina, já está com o projeto dessa ferrovia, que atenderia o transporte de cargas e passageiros, em trens que alcançam uma velocidade de 150 km/h, conforme informação do presidente da EPL, Bernardo Figueiredo. Como a missão recebida pelo ministro César Borges diretamente da presidente é transformar o Brasil num “país ferroviário”, é de se esperar que esta obra, ligando as duas principais cidades do Nordeste, saia do papel.
Ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia que cortará o interior de Pernambuco, ligando a Ferrovia Transnordestina em Parnamirim (CE) à malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em Petrolina (PE). O trecho terá 580 quilômetros de extensão. O DNIT conduzirá os estudos no trecho entre Juazeiro e Feira de Santana, mas já começou o projeto executivo do trecho entre Parnamirim e Petrolina.
Já que o metrô de Salvador insiste em não sair do discurso, uma obra como essa seria um alento diante de tanta decepção da população com esta história de transporte férreo na Bahia.

Fonte - Bahia Todo Dia  04/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito