quinta-feira, 11 de abril de 2013

Estação Mussurunga - Podridão dos banheiros é sentida já na entrada

Podridão dos banheiros da Estação Mussurunga é sentida já na entrada

Foto: Francisco Galvão
Situação da Estação Mussurunga é sentida nos banheiros

Kelly Cerqueira - TB
Da entrada da Estação Mussurunga é possível perceber qual o principal problema enfrentado por motoristas, cobradores, usuários e funcionários que trabalham no local. O mau cheiro proveniente do abandono dos banheiros da estação, uma das mais movimentadas da cidade, pode ser percebido a metros de distância.
A falta de estrutura, manutenção e material, unida a má conservação e a ação de vândalos são os principais responsáveis pela situação dos banheiros públicos do local, que segundo os usuários do terminal são impossíveis de ser frequentados.
Embora seja apontada pela população como uma das estações rodoviárias mais organizadas, a Estação Mussurunga enfrenta este e outros problemas, segundo relatou um dos encarregados pela administração do local, que preferiu não se identificar. “Nós temos algumas pendências, alguns reparos que precisam ser feitos não só nos banheiros, mas em outras estruturas da estação”.
Segundo ele, um relatório sobre as necessidades mais urgentes da estação foi feito e enviado a superintendência da Transalvador, órgão responsável pela administração do local. “A comunicação foi feita desde o início da gestão, justamente para deixar os novos administradores a par do que está acontecendo. Agora é esperar as providências”, continuou.
Mesmo com outras limitações como apontou o encarregado, a falta de higiene nos banheiros é o problema que mais incomoda os usuários da estação. De acordo com o vendedor ambulante Antonio Gilson de Jesus Anunciação, que há quatro anos trabalha no local em uma banca de doces em frente aos banheiros, não há profissionais pontuais designados para a realização da limpeza das unidades masculina e feminina. “Às vezes aparece uma pessoa, limpa e vai embora. Demora semanas para aparecer outra pessoa e limpar de novo, chega a dar bicho”, relatou o trabalhador. Ele também aponta a falta de materiais básicos para higiene como papel e sabão nas unidades masculina e feminina.
A equipe da Tribuna esteve na estação na manhã desta quarta-feira, 10, presenciando a limpeza de um dos banheiros por uma pessoa que se identificou como funcionária terceirizada da Monkal, empresa contratada pela prefeitura para a realização de serviços gerais na Estação Mussurunga.
Segundo a servente, que preferiu não se identificar, a falta de materiais de limpeza dificulta a higienização dos banheiros. “Estou há pouco tempo aqui e desde então nunca chegou material. Este sabão que estou usando hoje foi comprado graças a uma vaquinha feita pelo próprio pessoal aqui da estação, passageiro e motorista, se não seria impossível”, afirmou. Ainda segundo ela, a empresa diz que a situação é resultado do atraso do pagamento das faturas por parte da prefeitura. “Nosso 13º, salário de fevereiro, março, também estão todos em atraso”, pontuou a auxiliar de limpeza.
Se no banheiro masculino a ferrugem e a sujeira tomam conta dos cômodos, vasos sanitários e pias, na unidade feminina três compartimentos estão sem funcionar e outros três não possuem portas, restando poucas unidades para o uso da população.
Além da precariedade do local, usuários também denunciam a utilização do local como ponto de sexo entre alguns casais. “Ouvimos muitas histórias de gente que transa lá dentro, fica se masturbando na frente de quem entra, sem o menos respeito”, afirmou a usuária da estação Cremilda Lima Godoy.
O gerente de Equipamentos Urbanos, setor da Transalvador responsável pela manutenção das estações de ônibus, Mauricio Lima, informou que os banheiros públicos da Estação Mussurunga passarão por reforma. “Assim como aconteceu com as unidades da Estação Pirajá, vamos revitalizar toda a estrutura”, afirmou o gerente.
Embora não haja prazo para a entrega, ele garantiu que as obras devem começar dentro de um mês. Sobre a inadimplência junto às empresas terceirizadas, Lima disse que o problema está sendo resolvido e dentro de poucos dias a situação já deve estar regularizada. “Acredito que ainda esta semana a rotina dos trabalhadores terceirizados volte a ficar normal, com a realização da limpeza diária em todas as estações”, concluiu.
Fonte -  Tribuna da Bahia 11/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito