sábado, 30 de março de 2013

Várzea Grande é prioridade para Consórcio na implantação de obra do VLT

Consórcio do VLT prioriza implantação de obra em Várzea Grande

O Documento
O primeiro dos 6 trechos prioritários para implantação da via permanente do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) será em Várzea Grande, na avenida João Ponce de Arruda entre o aeroporto Marechal Rondon e a rua São Caetano.
Foto - ilustração

A implantação da rota alternativa está em fase final e prevista para a próxima semana. Em seguida, as atividades serão iniciadas na avenida da FEB, que terá obras a partir de 15 de abril até o dia 03 de dezembro. Em Cuiabá, o trecho que vai do Porto até o Morro da Luz, começará a ser trabalhado no dia 12 de maio com previsão de conclusão no dia 27 de janeiro de 2014. Outros 2 trechos têm prazo de finalização para os meses de fevereiro e maio do próximo ano, com a conclusão das obras nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e do CPA.
A implantação do VLT em Cuiabá faz parte das obras de mobilidade urbana para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. A previsão é de que nos meses de agosto e setembro deste ano, os primeiros dos 40 veículos já estejam em solo mato-grossense segundo o engenheiro civil e gerente do Contrato do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini Lima.
De acordo com ele, foram estabelecidos 6 trechos prioritários para as obras do VLT. Segundo Fernando, a opção por dividir as obras em etapas foi feita para facilitar o andamento do projeto, assim como a supervisão. As obras serão simultâneas em Várzea Grande e na Capital. Em junho começam as obras no trecho entre o Morro da Luz e o viaduto da Sefaz, na avenida do CPA. A conclusão está prevista para 2 de fevereiro de 2014. De 12 de julho a 28 de fevereiro as obras seguem no trecho do viaduto da Sefaz até o terminal de integração do CPA. “Não temos dúvidas de que os prazos são desafiadores, mas são possíveis”.
Além dos prazos estabelecidos pelo consórcio, o engenheiro deu detalhes sobre as rotas alternativas, estações e terminais de integração que serão construídos na Capital. Ao longo do trajeto de 22 quilômetros, o VLT terá 33 estações e 3 terminais de integração, localizados no Aeroporto, em Várzea Grande, CPA e Coxipó, além do Porto, que atenderá a demanda para a Arena Pantanal. De acordo com Fernando Orsini, seguindo uma exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa), uma linha de ônibus especial estará saindo do terminal do Porto até o estádio Arena Pantanal. “A Fifa determina que, preferencialmente, o público não vá a pé até o estádio. Por isso, a instalação dessa linha próxima ao terminal facilitará o acesso de torcedores que irão acompanhar os jogos na Arena”.
O engenheiro destacou a mudança positiva no trânsito da cidade com a implantação do modal. Segundo ele, o VLT irá diminuir consideravelmente o número de pessoas nas ruas, isto é, dentro dos carros. O que acarretará em uma redução nos índices de emissão de gases tóxicos, provenientes da fumaça dos veículos.
Com relação à integração do VLT com os demais carros, Fernando garante que o projeto prevê nos próximos meses o alargamento das avenidas pelas quais o modal irá passar.
Fonte - ABIFER   27/03/2013

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