segunda-feira, 3 de junho de 2013

Primeiro-ministro da Turquia chama manifestantes de “extremistas”


Manifestação pacífica em Istambul transformou-se em confronto com a polícia (Azirlazarus/CC)


Portal EBC
O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, acusou de “extremistas” os manifestantes que desde a última sexta-feira (31) protestam pelas ruas e Istambul e outras cidades e que enfrentam a polícia para pedir pela renúncia do governante. A manifestação teria começado de forma pacífica para impedir a construção de um shopping em um parque da capital.
Para Erdogan, a construção do shopping foi apenas um “pretexto criado pelos manifestantes”. O parque Gezi será demolido para a construção de um centro comercial. Há alguns dias, um grupo de ativistas acampa na localidade.
A tensão foi agravada no último sábado (1) após a polícia ter tentado desalojar os acampantes. Desde o início do confronto, que se estendeu até a noite deste domingo (3), fala-se em cerca de mil pessoas presas.
Em uma coletiva de imprensa realizada na capital turca, Erdogan não voltou atrás e sustentou que o projeto urbanístico seguirá adiante. Disse que “não será cortada mais de uma dezena de árbores” e acusou o Partido Republicano do Povo de criar a confusão.
* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam
Fonte - EBC  03/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito