segunda-feira, 6 de maio de 2013

AS BICICLETAS E O PESO QUE NÃO LHE CABEM

Foto - ilustração
Muito se fala,se questiona e se discute em relação ao uso da bicicleta como um meio de transporte que deve fazer parte da vida das cidades contribuindo generosamente com a mobilidade e o meio ambiente, além de se integrar aos sistemas de mobilidades existentes com uma boa carta de apresentação,o fato de ser um veiculo ecologicamente correto,saudável e de baixo custo,muito embora também use lá os seus pneuzinhos e transporte apenas um único passageiro o que de certa forma a torna um veículo de transporte  individual. A questão do uso da bicicleta não é tão simples assim. 1º tem que se tomar cuidado ao achar que a bicicleta é a solução para os graves problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos,é preciso certa cautela mesmo porque,todo esse entusiasmo até de certa forma vem sendo usado como um fator de manipulação por entes de administrações públicas para desviar o verdadeiro foco da questão, tentando transferir para a bicicleta a responsabilidade pela solução da mobilidade,enquanto não conseguem resolve-los de maneira técnica e adequada e eficiente com a implantação de sistemas de transportes de massa de alta capacidade ligados por uma integração física e tarifária eficiente, e abastecidos por sistemas complementares e alimentadores, tudo isso fruto de projetos e planejamentos com duração prevista para médio e longo prazo,sem os famosos jeitinhos e soluções paliativas de curtíssima duração de pouca eficiência que sempre acabam custando mais caro. A falta de decisão política,a falta de vontade,e a falta de planejamento,ou por estarem muitas vezes  alguns administradores comprometidos com interesses econômicos de certos lobbys em troca de algum provável benefício contribuem de sobremaneira para o agravamento da atual crise da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. A bicicleta é sim um meio importante de locomoção,mais dentro de um contexto apropriado que lhe cabe,ou seja um componente dentro de um sistema alimentador e complementar integrado,e para que ela cumpra bem  papel que lhe cabe é preciso que se estabeleça o que são ciclovias destinadas aos usuários que a utilizarão como um meio de transporte para o trabalho e as destinadas ao esporte e lazer.As ciclovias destinadas as pessoas que a utilizarão nos deslocamentos para o trabalho devem ser inteligentes,objetivas e estrategicamente limitadas,com mais ou menos 6 km na sua extensão fazendo parte de um sistema integrado de alimentação,expl: da casa do usuário para uma estação do metrô,para uma estação de trem,para um terminal de ônibus,e em deslocamentos dentro dos bairros,etc e todas devidamente equipadas com bicicletários para guarda com segurança das bicicletas além de estações de alugueis para aqueles que não a possuem mais façam uso da mesma eventualmente.Também devem ser adotados nos diversos modais existentes (Trem,Metro,VLT,ônibus) a implantação de espaços reservados em veículos do sistema,para o transporte das bicicletas para permitir que os seus usuários possam também complementar na outra ponta da viagem a integração entre a estação ou terminal e o seu destino final.As empresas e os locais de trabalho  deverão também criar uma infraestrutura própria para dar amplas condições para os seus funcionários que decidam pelo uso da bicicleta com mais um meio de transporte oferecendo-lhes locais para guarda segura das mesmas bem como vestuários e  banheiros equipados com duchas para a higiene pessoal dos seus funcionários ciclistas.Como já dissemos o uso das ciclovias destinadas a atender os trabalhadores que dela se utilizarão para os seus deslocamentos,devem obedecer conceitos técnicos restritos e específicos para esse fim pois pedaladas muito longas entre a casa e o trabalho se tornarão desconfortáveis e cansativas e por certo acabarão desestimulando um considerável numero de usuários do veiculo nesses trajetos.As ciclovias para o lazer e pratica de esportes estas sim, poderão ser mais longas e mais extensas com conceitos diferenciados, pois os seus usuários estarão ali apenas para a pratica dessas finalidades.A questão da segurança do ciclista com o uso de procedimentos e equipamentos adequados é muito importante,assim como campanhas educativas de segurança no transito que atinjam amplamente a todos os envolvidos, motoristas, pedestres, motociclistas e agentes de transito para que se possa diminuir de forma consistente e considerável os efeitos negativos causados pela não observância de comportamentos corretos com relação as normas e cuidados com a segurança no transito,bem como o descumprimento da sua legislação por negligência ou até pela falta de conhecimento das mesmas.A bicicleta é sim,um modal importante dentro do contexto da mobilidade urbana, mais como um componente dentro da cadeia hierárquica de um amplo sistema em funcionamento,e nunca como o principal deles.Dai a achar que a bicicleta será a solução para todos os problemas da mobilidade vai uma grande distância.....é muito peso para um veículo muito leve e tão pequeno.
Pregopontocom

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