terça-feira, 9 de maio de 2017

Franceses querem otimizar veículos elétricos

Tecnologia & Sustentabilidade  🚗

Os parceiros do projeto GridMotion reúnem suas competências para lançar um projeto experimental com duração de dois anos a fim de avaliar as economias realizáveis pelos utilizadores de VE graças à carga/descarga inteligente de seus veículos em condições reais. As empresas estão à procura de voluntários para participar do projeto. Eles devem ter domicílio na França e possuir um VE da marca Peugeot ou Citroën produzido a partir de janeiro de 2015.

Portogente
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Grupo PSA, Direct Energie, Enel, Nuvve, Proxiserve e Universidade Tecnológica da Dinamarca lançam o projeto GridMotion para avaliar as economias obtidas pelos motoristas de Veículos Elétricos (VE) graças à adoção de estratégias inteligentes de carga/descarga. O condutor de um VE poderia reduzir sua fatura de eletricidade adiando a recarga do seu veículo para um período em que a eletricidade esteja mais barata (garantindo ao mesmo tempo a utilização do veículo). Economias suplementares poderiam ser obtidas mediante o fornecimento de serviços visando equilibrar a geração/consumo na rede elétrica graças às soluções do tipo Vehicle-to-Grid (V2G).
Os parceiros do projeto GridMotion reúnem suas competências para lançar um projeto experimental com duração de dois anos a fim de avaliar as economias realizáveis pelos utilizadores de VE graças à carga/descarga inteligente de seus veículos em condições reais. As empresas estão à procura de voluntários para participar do projeto. Eles devem ter domicílio na França e possuir um VE da marca Peugeot ou Citroën produzido a partir de janeiro de 2015.
Dois tipos de frota serão estudados no projeto: uma de 50 utilizadores dos veículos Peugeot iOn, Partner Electric, Citroën C-ZERO ou Berlingo testará as soluções de carga inteligente unidirecionais, recarregando nos períodos em que o preço da eletricidade estiver mais baixo (por exemplo, durante a noite na França), em função de suas necessidades de mobilidade; e uma frota B2B de 15 Peugeot iOn ou Citroën C-ZERO com estações de carga Enel bidirecionais aplicará o sistema de carga/descarga inteligente (V2G). Esta frota fornecerá serviços de balanceamento à rede elétrica, alternando curtos períodos de carga e descarga1 levando em conta as necessidades futuras de mobilidade dos veículos. Os períodos de carga ocorrerão quando a geração elétrica na rede for excedente e os períodos de descarga serão efetuados quando houver um excesso de consumo na rede elétrica.
As vendas mundiais de veículos recarregáveis cresceram 42% entre 2015 e 20162. Esta tendência deve se acentuar nos próximos anos, favorecida pelos progressos tecnológicos, pela redução dos preços e por uma pressão cada vez maior em matéria de poluição do ar. O projeto GridMotion visa demonstrar que, através desses programas de modulação do consumo e de serviços à rede, os veículos elétricos podem contribuir para a estabilidade das redes elétricas ao mesmo tempo em que diminuem seu custo de utilização.
Fonte - Portogente  09/05/2017

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